Amorim: Brasil estará preparado para novas sanções dos EUA

O assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, embaixador Celso Amorim, disse nesta segunda-feira (11) que o Brasil estará preparado caso os Estados Unidos queiram emitir novas sanções.

Amorim respondia a um questionamento sobre eventuais reações no caso de uma condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Acho um absurdo tão grande que me recuso a acreditar. Nós estaremos preparados, o governo tem pensado tudo que é necessário fazer. Eu acho que não é do interesse dos EUA ter uma guerra, que seja comercial ou verbal, com o Brasil”, afirmou Amorim durante entrevista ao programa “Roda Vida”, da TV Cultura.

“Não interessa, o Brasil não é contra os EUA. Presidente Lula teve boas relações com [Joe] Biden, mas com [George W.] Bush também. E era possível conversar mesmo discordando.”

Atualmente no regime de prisão domiciliar, o ex-presidente é réu em ação criminal que investiga uma tentativa de golpe de Estado após o mesmo perder as eleições de 2022. O julgamento está previsto para setembro.

O caso de Bolsonaro foi citado pelo governo Trump no decreto executivo que oficializou o “tarifaço” contra o Brasil.

 

Ainda sobre as negociações com o país americano, que recentemente oficializou uma tarifa total de 50% sobre a importação de certos produtos brasileiros, o embaixador acrescenta:

“Não se encontrou ainda um caminho. Não é uma coisa de segundo escalão. É preciso que alguém que tenha influência real sobre o presidente Trump diga pra ele: ‘olha, presidente, é melhor negociar com o Brasil porque o Brasil é um país muito grande. Mesmo que vocês façam mal ao Brasil o Brasil vai resistir e continuar a ser independente’.”

Rio Branco: menor está desaparecida desde sábado e país pedem ajuda; Evite trote

Stfany Cristina, de 14 anos, está desaparecida, e seus pais pedem ajuda para localizá-la. A garota foi vista por familiares pela última vez por...

Inflação dos EUA tem leve alta em julho, mas tarifas elevam alguns preços

A inflação dos Estados Unidos não subiu tanto quanto o esperado no mês passado — mas uma medição das altas de preços subjacentes mostra...

Entenda projeto mais avançado no Congresso contra adultização nas redes

A discussão sobre a proteção de crianças e adolescentes na internet, impulsionada pela repercussão de denúncias feitas pelo youtuber e influenciador Felca, deve ser...