Análise: Impeachment de Alexandre de Moraes não deve prosperar no Senado

Uma nova pesquisa realizada pela Genial/Quaest revela uma divisão significativa na opinião pública brasileira sobre um possível impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (25), aponta que 46% dos entrevistados apoiam o processo contra o magistrado, enquanto 43% se opõem à medida. Os demais 11% não souberam ou não quiseram responder. A análise é de Luísa Martins ao Bastidores CNN.

A polarização observada na pesquisa reflete o atual cenário político do país, especialmente no contexto das decisões proferidas por Moraes em casos de grande repercussão nacional. Entre eles, destacam-se as investigações sobre o plano de golpe de Estado, os eventos de 8 de janeiro e o inquérito das fake news, iniciado em 2019.

O magistrado ganhou ainda mais visibilidade após decisões envolvendo as redes sociais, como o bloqueio temporário do X no Brasil e medidas contra a plataforma americana Rumble, o que o tornou alvo da Lei Magnitsky pelo governo norte-americano.

Apesar da divisão na opinião pública e da pressão de parlamentares da oposição, que têm protocolado pedidos de impeachment, fontes indicam que não há perspectiva de avanço do processo no Senado Federal. A analista ressalta que nunca houve um caso de impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal na história do Brasil.

Nos bastidores, há um entendimento de que o atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não deve dar prosseguimento aos pedidos de impeachment, mantendo uma postura similar ao seu antecessor, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Sem prestígio: Bocalom visita Difusora sem a presença dos diretores da emissora

Tião Bocalom, prefeito de Rio Branco, estica sua agenda institucional em visitas a alguns municípios, enquanto admite avaliar uma possível pré-candidatura ao Governo do...

Análise: População está mais informada sobre o julgamento de Bolsonaro

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest revela um aumento significativo no número de brasileiros que estão cientes das investigações sobre uma suposta tentativa de golpe...

Felca conta que influenciadores cancelaram contratos após seus vídeos

O youtuber Felipe Bressanim Pereira, 27, conhecido como Felca, falou sobre os efeitos que seu vídeo-denúncia teve em outros influenciadores, que repensaram algumas atitudes após terem contato...