Presidente da Rússia, Vladimir Putin, responsabilizou Joe Biden pela guerra na Ucrânia após encontro com Donald Trump nesta sexta-feira (15). O analista de Internacional Lourival Sant’Anna comentou no CNN Prime Time as declarações dos dois líderes após reunião no Alasca.
Putin fez diversos elogios ao atual presidente americano e afirmou que, se Trump estivesse no comando dos Estados Unidos, a guerra não teria acontecido.
O presidente russo alegou que o governo Biden cortou o diálogo durante quatro anos, levando à escalada das tensões. Além disso, mencionou a necessidade de abordar as “causas raiz” do conflito e manifestou desejo pela paz e pela abertura das negociações.
Putin inverteu a ordem que Trump tentou impor durante as negociações. O presidente russo defendeu que primeiro devem ser estabelecidos grandes negócios e estreitadas as relações econômicas entre os países, para só então buscar um acordo sobre a Ucrânia.
Durante o encontro, Trump indicou que houve concordância em vários pontos, mas admitiu divergências em questões substanciais. O presidente americano manifestou interesse em continuar as negociações e realizar um encontro presencial com Putin, que prontamente sugeriu Moscou como local para a próxima reunião.
Em sua fala, Putin buscou enfatizar os laços históricos entre Rússia e Estados Unidos, citando a proximidade geográfica pelo Estreito de Bering, que separa o Alasca do território russo por apenas 80 quilômetros. O líder russo também relembrou momentos de cooperação entre as duas nações, como durante a Segunda Guerra Mundial.