A Rússia lançou um ataque generalizado contra a Ucrânia que matou uma pessoa, feriu pelo menos 24 e danificou a infraestrutura e prédios residenciais, informaram autoridades neste sábado (30).
Três crianças estavam entre os 24 feridos na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste do país, informou o governador regional Ivan Fedorov.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky relatou impactos em 14 regiões causados pelo ataque, que utilizou mais de 500 drones e 45 mísseis.
Os esforços diplomáticos para pôr fim à invasão em larga escala da Rússia até agora tiveram pouco resultado, mesmo depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, se reuniu separadamente com os líderes russo e ucraniano no início de agosto.
Na sexta-feira (29), Zelensky mencionou o prazo exigido por Trump para decidir sobre novas medidas contra a Rússia caso o presidente Vladimir Putin não se comprometa com uma reunião individual com o líder ucraniano.
“Duas semanas serão na segunda-feira (1°). E vamos lembrar a todos”, disse Zelensky.
A Rússia afirmou que não há agenda para uma potencial cúpula entre Putin e Zelenskiy.
“Está absolutamente claro que Moscou usou o tempo destinado à preparação de uma reunião de líderes para organizar novos ataques massivos“, disse Zelensky neste sábado (30), pedindo sanções aos setores bancário e energético russos.
A Força Aérea registrou cinco ataques com mísseis e 24 drones em 7 locais, com destroços caindo em 21 locais, de acordo com o comunicado no aplicativo de mensagens Telegram.
O ataque a Zaporizhzhia cortou o fornecimento de energia para 25.000 moradores, disse Fedorov. A usina local informou que o ataque danificou seus equipamentos e que os reparos estavam em andamento.
Na manhã deste sábado (30), a ferrovia estatal ucraniana Ukrzaliznytsia informou que havia reparado os danos à sua infraestrutura na região de Kiev.