Atlas: maioria é contra operações apenas com autorização do Congresso

A pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (28) revelou que a maior parte da população brasileira rejeita propostas que condicionam operações policiais e investigações contra parlamentares à autorização do Congresso Nacional.

Segundo o levantamento, 71% dos entrevistados disseram ser contra a ideia de que a polícia só possa realizar operações nas dependências do Congresso mediante autorização da Câmara dos Deputados ou do Senado. Outros 27% apoiaram a medida, enquanto 2% não souberam responder.

A rejeição também é ampla quando o tema são as investigações de parlamentares. A proposta de que deputados e senadores só possam ser investigados caso o Congresso autorize, por meio de votação majoritária, foi rejeitada por 74% dos entrevistados, enquanto 25% se declararam a favor, e 2% não souberam opinar.

Em relação à proibição de prisão de deputados e senadores, exceto em casos de flagrante de crime inafiançável, 70% se dizem contra a proposta, enquanto 28% são a favor. Outros 2% não sabem.

Foram entrevistadas 6.238 pessoas, por meio de questionário on-line, entre os dias 20 e 25 de agosto. A margem de erro é um ponto percentual, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Contexto da PEC da Blindagem

As duas medidas fazem parte da chamada PEC da Blindagem, que prevê novas regras para a investigação e prisão de parlamentares. O texto estabelece que só haverá abertura de inquéritos contra deputados e senadores se o Legislativo autorizar e também define situações específicas para prisão em flagrante.

A proposta conta com o apoio do Centrão e, mais recentemente, também de parte da oposição. O texto estava pautado no plenário nesse quarta-feira (27), mas líderes da Câmara não chegaram a um consenso sobre a votação.

Vôlei: Gerdau Minas confirma técnico italiano e comissão para temporada

Lorenzo Pintus será o técnico do Gerdau Minas na temporada 2025/26. O treinador italiano chega para recolocar a equipe no caminho da conquista da Superliga Feminina, após...

Rio recebe conselheira militar da ONU em preparação para missões de paz

Em um momento em que diferentes regiões do mundo enfrentam crises humanitárias e conflitos armados, o Rio de Janeiro recebeu a visita da conselheira...

Banco Genial renuncia à gestão de fundo investigado em megaoperação

O Banco Genial emitiu nota nesta quinta-feira (28) sobre a Operação Carbono Oculto, que investiga alvos suspeitos de fraude no setor de combustíveis, e...