O ministro das Relações Exteriores britânico, David Lammy, e o vice-presidente dos EUA, JD Vance, se encontrarão com aliados ucranianos e europeus no Reino Unido, neste sábado (9), para discutir a iniciativa do presidente Donald Trump pela paz na Ucrânia, disse um porta-voz de Downing Street.
O primeiro-ministro britânico Keir Starmer falou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky antes da reunião de segurança, disse o porta-voz.
Starmer e Zelensky discutiram as propostas de Trump para acabar com a guerra na Ucrânia antes das conversas com o líder russo em 15 de agosto no Alasca.
“O primeiro-ministro conversou com o presidente Zelensky da Ucrânia nesta manhã. Eles anteciparam a reunião dos conselheiros de Segurança Nacional da Europa, Ucrânia e Estados Unidos, que acontecerá hoje, organizada pelo Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido e pelo Vice-Presidente dos EUA”, disse o porta-voz.
“Eles concordaram que este seria um fórum vital para discutir o progresso rumo à garantia de uma paz justa e duradoura”, completou.
Zelensky se manifestou sobre a conversa telefônica com Starmer e disse ser “grato pelo seu apoio”.
Ele observou que ambos os líderes veem o perigo do “plano da Rússia de reduzir tudo a uma discussão sobre o impossível”.
Zelensky acrescentou que eles concordam com a necessidade de uma “paz verdadeiramente duradoura” para a Ucrânia.