Internado há 78 dias, Fausto Silva, o Faustão, teve o estado de saúde atualizado pelo Hospital Albert Einstein nesta quinta-feira (7/8). Segundo o boletim médico, o apresentador passou por dois transplantes nesta semana e enfrentou um quadro de infecção generalizada, conhecido como sepse.
O boletim não informa se os procedimentos foram bem-sucedidos nem detalha o quadro atual. Faustão está internado desde 21 de maio por conta de uma infecção bacteriana aguda. Na quarta-feira (6/8), ele foi submetido a um transplante de fígado. Já nesta quinta, passou por um retransplante renal, cirurgia planejada há um ano.
O apresentador tinha 75 anos
Rede social/Reprodução
Faustão
Faustão e a esposa, Luciana Cardoso
Reprodução/Redes sociais
Faustão
Reprodução/ Globoplay
Durante a internação, o apresentador passou por controle infeccioso, reabilitação clínica e nutricional para estabilizar o estado de saúde. A Central de Transplantes do Estado de São Paulo foi acionada após a confirmação da compatibilidade dos órgãos, todos de um mesmo doador.
Leia também
-
Boletim médico de Faustão indica quadro grave: entenda
-
Faustão teve sepse e passou por dois novos transplantes
-
Faustão é internado com infecção grave e passa por novos transplantes
-
João Silva faz homenagem a Faustão antes de estrear programa no SBT
Sepse
A sepse é uma das principais causas de morte no mundo. Ela ocorre quando o corpo reage de forma exagerada a uma infecção, atacando também seus próprios órgãos e tecidos. Pode levar a falência de órgãos e morte se não for tratada rapidamente.
Na maioria das vezes, a sepse é provocada por bactérias e exige atendimento médico imediato, com uso de antibióticos e outros cuidados intensivos. Quando adquirida em hospitais, é um dos problemas mais comuns durante a internação, afetando milhões de pessoas por ano no mundo.
Transplantes
Faustão já havia passado por um transplante de coração e um de rim entre 2023 e 2024. Este é o segundo rim que ele recebe. Em agosto de 2023, um boletim médico indicou a necessidade de transplante de coração devido a insuficiência cardíaca. O procedimento foi realizado no dia 27 daquele mês.
Seis meses depois, em 26 de fevereiro de 2024, o apresentador passou por um transplante de rim em razão do agravamento de uma doença renal crônica. Após a cirurgia, foi necessária uma embolização para tratar complicações que atrasaram a recuperação. Mais tarde, a esposa, Luciana Cardoso, informou que a rejeição do órgão foi superada com um “tratamento mais potente”.
Veja também:
Fonte: Metrópoles