Chá anti-inflamatório de semente amazônica melhora dores e respiração

A região amazônica é conhecida por ser ótima fonte de alimentos exóticos e nutritivos — o cumaru é um deles. A semente aromática tem cheiro e sabor que lembram a baunilha e, quando usada para fazer chá, a bebida ajuda a melhorar dores articulares leves e auxiliar o bom funcionamento da saúde respiratória.

A infusão tem compostos bioativos poderosos, como a cumarina, flavonoides, taninos e ácidos fenólicos que conferem à bebida propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas.

Leia também

Apesar da cumurina ser uma das principais responsáveis pelos benefícios do chá, ela deve ser consumida com moderação. Além disso, os efeitos só são observados se a bebida for aliada a uma boa rotina alimentar e a prática de exercícios físicos regulares.

“Em excesso, a cumarina pode ser tóxica ao fígado, por isso o chá não deve ser utilizado em grandes quantidades nem de forma contínua”, alerta o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília.

Como é a ação do chá de cumaru

Para combater dores, o chá de cumaru tem ação dois em um: as propriedades analgésicas diminuem a sensação de dor e as anti-inflamatórias combatem a inflamação responsável pelos incômodos.

Foto colorida de sementes de cumaru em colher de pau - MetrópolesAs sementes de cumaru têm ativos anti-inflamatórios

As propriedades expectorantes e broncodilatadoras da bebida também ajudam a melhorar sintomas de gripe e resfriados, eliminando o muco e aliviando a tosse e irritações na garganta. Como dilata as vias aéreas respiratórias, também é um bom aliado contra asma e bronquite.

Por fim, o chá ainda é capaz de combater o envelhecimento e oferecer efeito relaxante. “Ele ajuda no combate à insônia e ao estresse”, explica o nutricionista Guilherme Rodrigues, que atua em Brasília.

Como preparar o chá de cumaru

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sementes de cumaru raladas ou picadas;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo

Ferva 500 ml de água. Adicione uma colher de sopa de sementes de cumaru raladas ou picadas. Em seguida, deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Por fim, coe e beba.

Contraindicações

Além de ser contraindicado para pessoas com doenças hepáticas, o chá de cumaru é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças pequenas. Também deve ser evitado por quem usa anticoagulantes, pois a bebida pode potencializar o risco de sangramentos.

“Sempre que possível, o ideal é intercalar seu consumo com outras plantas de perfil antioxidante ou anti-inflamatório, como gengibre, cúrcuma, chá verde e hortelã, garantindo variedade e segurança”, ensina Fernando.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Mundial de Vôlei: sem sustos, Brasil vence a França e vai à semifinal

A Seleção Brasileira venceu a França por 3 sets a 0 (parciais de 27/25, 33/31 e 25/19) nesta quinta-feira (4/9), em Bangkok, e garantiu...

Ídolo do Real, Toni Kroos ironiza gasto recorde do Liverpool por Isak

Toni Kroos, ex-meio-campista do Real Madrid, classificou como exagerado o investimento do Liverpool na contratação de Alexander Isak. O atacante sueco foi comprado por...

Paquetá e West Ham estudam processar FA por travar negociação com City

Após o fim das investigações por má conduta em relação a apostas esportivas, Lucas Paquetá e West Ham estudam processar a Federação de Futebol...