Um ingrediente pequeno, mas que oferece muitos benefícios ao organismo. A semente de gergelim pode ser consumida em pratos doces ou salgados, como pães, bolos, biscoitos, saladas e iogurtes, e até mesmo em forma de chá, ajudando a fortalecer a imunidade e a prevenir doenças.
O gergelim é rico em lignanas e vitamina E, que dão ao alimento propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A semente também é ótima fonte vegetal de cálcio, podendo ter mais que o leite, a depender da quantidade ingerida. “Ele também oferece fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, ferro e zinco”, explica a nutricionista Ingrid Ulhoa, de Brasília.
Os nutrientes e compostos presentes no chá de gergelim conferem à bebida benefícios que favorecem a saúde dos ossos, coração, além do fortalecimento do sistema imunológico.
Leia também
-
Chá de fruta anti-inflamatória auxilia no emagrecimento e na digestão
-
Chá antioxidante auxilia no controle da glicemia e na perda de peso
-
Chá de planta milenar pode ajudar a aliviar desconfortos intestinais
-
O que colocar no chá verde para potencializar a ação anti-inflamatória
Benefícios do chá de gergelim
- Ação antioxidante: os antioxidantes do gergelim, presentes na vitamina E e lignanas, combatem os radicais livres, protegendo as células contra danos e diminuindo o estresse oxidativo.
- Fortalecimento da imunidade: as vitaminas e minerais da bebida fortalecem o sistema imunológico, ajudando o organismo a combater infecções.
- Prevenção de doenças: a ação antioxidante do chá também ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas, como problemas ligados ao coração.
- Ajuda na saúde óssea: por ser excelente fonte de cálcio, o gergelim é importante para a formação e manutenção de ossos fortes e saudáveis, prevenindo a osteoporose.
- Auxilia a saúde cardiovascular: o chá de gergelim ajuda a reduzir os níveis de LDL (conhecido como colesterol ruim) do corpo, além de auxiliar no controle da pressão arterial.
Segundo o professor de nutrição Leandro Rodrigues da Cunha, alternar os tipos de gergelim consumidos (branco, preto e marrom) é uma estratégia interessante para aumentar a variedade de sabores e ampliar os benefícios da bebida.
“O chá de gergelim é nutritivo e saboroso, mas funciona melhor como parte de uma alimentação equilibrada”, diz o docente da Universidade Católica de Brasília.
Como preparar chá de gergelim
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de sementes de gergelim;
- 1 xícara de água quente.
Modo de preparo:
Torre levemente as sementes de gergelim para realçar o aroma e liberar os compostos benéficos. Depois triture e adicione à água quente, deixando em infusão por alguns minutos. Em seguida, coe e consuma. Não é indicado ferver as sementes diretamente em água quente.
Contraindicações da bebida
Apesar de oferecer vários benefícios à saúde, o chá de gergelim não deve ser ingerido por quem tem alergia à semente. Por conter oxalato, o consumo excessivo da bebida pode causar problemas em quem tem predisposição a cálculos renais. Gestantes e pessoas com problemas de saúde devem consultar um profissional antes de tomar a infusão.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles