O chanceler alemão, Friedrich Merz, acompanhará o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outros líderes europeus em uma visita a Washington na segunda-feira (18) para discussões com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Ucrânia, informou o governo alemão no domingo (17).
“As negociações abordarão, entre outros assuntos, garantias de segurança, questões territoriais e apoio contínuo à Ucrânia em sua defesa contra a agressão russa. Isso inclui manter a pressão por sanções”, afirmou o governo.
Um funcionário da Casa Branca disse à CNN que vários líderes europeus foram convidados para a reunião. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também confirmou presença no evento.
Em uma publicação na rede social X, Von der Leyen afirmou que foi convidada por Zelensky. “Esta tarde, darei as boas-vindas a Zelensky em Bruxelas. Juntos, participaremos da Coalizão de Vontades VTC. A pedido do presidente Zelensky, participarei da reunião com o residente Trump e outros líderes europeus na Casa Branca amanhã”, disse ela.
This afternoon, I will welcome @ZelenskyyUa in Brussels.
Together, we will participate in the Coalition of Willing VTC.
At the request of President Zelenskyy, I will join the meeting with President Trump and other European leaders in the White House tomorrow.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) August 17, 2025