O chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky agradeceu à primeira-dama dos EUA, Melania Trump, por pedir ao presidente da Rússia que salve as crianças ucranianas deportadas.
“O retorno das crianças ucranianas sequestradas pela Rússia deve ser uma condição essencial para qualquer acordo de paz,” escreveu Andriy Yermak em uma publicação nas redes sociais no sábado.
Yermak disse estar “grato” a Melania Trump por sua carta ao presidente russo Vladimir Putin, na qual ela pediu que o líder “restaurasse pessoalmente” o que chamou de “riso melódico” das crianças.
Segundo o Ukraine Conflict Observatory, uma iniciativa liderada pelo Laboratório de Pesquisa Humanitária da Universidade de Yale, mais de 35 mil crianças ucranianas foram sequestradas durante a guerra e levadas para mais de 100 locais na Rússia e em territórios ocupados pelos russos.
Leia a carta da esposa de Trump na íntegra
Caro presidente Putin,
Toda criança compartilha os mesmos sonhos silenciosos em seu coração, nascida ao acaso no campo rústico de uma nação ou no centro de uma cidade magnífica. Elas sonham com amor, possibilidades e segurança contra o perigo.
Como pais, é nosso dever alimentar a esperança da próxima geração. Como líderes, a responsabilidade de proteger nossas crianças vai além do conforto de poucos. Inquestionavelmente, devemos nos esforçar para pintar um mundo cheio de dignidade para todos — para que cada alma desperte em paz, e para que o próprio futuro esteja perfeitamente protegido.
Um conceito simples, porém profundo, Sr. Putin, com o qual tenho certeza de que o senhor concorda, é que os descendentes de cada geração começam suas vidas com pureza — uma inocência que está acima da geografia, do governo e da ideologia.
No mundo de hoje, no entanto, algumas crianças são forçadas a carregar uma risada silenciosa, intocada pela escuridão ao seu redor — uma resistência silenciosa contra as forças que podem vir a roubar seu futuro. Sr. Putin, o senhor pode, sozinho, restaurar essa risada melodiosa.
Ao proteger a inocência dessas crianças, o senhor fará mais do que servir apenas à Rússia — estará servindo à própria humanidade. Uma ideia tão ousada transcende todas as divisões humanas, e o senhor, Sr. Putin, está em posição de implementar essa visão com um simples gesto de caneta, hoje. É hora.
Atenciosamente.
Melania Trump