A Mercado Livre Arena Pacaembu reabriu as portas ao público com acesso livre ao complexo. A proposta é que o estádio funcione como um parque urbano, disponível à população para lazer e atividades esportivas.
Em entrevista para o CNN Esportes S/A, Eduardo Barella, CEO da Arena, e Thiago Savoldi, diretor de novos negócios e experiências, comentaram sobre a importância e a abordagem da reforma.
De acordo com os entrevistados, a democratização do acesso é um dos principais trunfos da reabertura.
“De fato, é essa dinâmica: as pessoas podem chegar e entrar. Antigamente, elas tinham a necessidade de uma carteirinha, de fazer um cadastro, aqui não, elas são convidadas a entrar e a poder usufruir do complexo. A utilização dos equipamentos esportivos, da piscina, do ginásio e do centro de tênis, elas são feitas mediante de reserva no nosso aplicativo”, detalhou Barella.
O CEO deixou claro que o sucesso da reabertura está diretamente atrelado à adesão do público com a dinâmica inovadora.
A nossa ideia sempre foi que a dinâmica de funcionamento da Mercado Livre Arena Pacaembu fosse uma dinâmica que se assemelhasse a um parque. E que as pessoas fossem convidadas a entrar, a usufruir dessa infraestrutura. Até porque, para nós, quanto maior o número de pessoas, melhor.
Eduardo Barella, CEO da Mercado Livre Arena Pacaembu
Para além de um ativo
Segundo Barella, o modelo é incomum mesmo fora do país. Ele destaca o papel social do complexo.
“A nossa visão sempre foi uma visão de um ativo imobiliário, que por sinal existe um campo, que por sinal é muito importante, que por sinal tem uma grande história e que a gente quer preservar e potencializar, mas essa nossa dinâmica é a dinâmica de fato de um equipamento cuja presença das pessoas é fundamental”, explicou.
Thiago Savoldi reforça a importância da interação com o público para manter viva a identidade cultural do futebol brasileiro.
Se há algo democrático nesse país é o futebol. Nós nos apropriamos do esporte, viramos o país do futebol. (…) Essa relação do brasileiro com o futebol, ela é passional e muito rica.
Thiago Savoldi, diretor de novos negócios e experiências
Experiência voltada para o público
Com entrada livre, o espaço passa a oferecer áreas abertas ao público sem a necessidade de cadastro prévio. A exceção são os equipamentos esportivos, que exigem reserva via aplicativo.
A piscina segue gratuita, como era antes da gestão privada. Para utilizar, é preciso fazer cadastro, apresentar exame médico e reservar horário. Já o ginásio e o centro de tênis funcionam por meio de locação.
“A nossa decisão (…) foi por manter a dinâmica de funcionamento de quando o equipamento era um equipamento gerido (…) pelo público. Então, a piscina, ela é gratuita. Você tem a obrigatoriedade de fazer um cadastro, apresentar o seu exame médico e fazer uma reserva de horário. Já o ginásio poliesportivo e o centro de tênis, eles são utilizados mediante um pagamento da locação”, explicou Barella.
O tour guiado, que permite ao visitante pisar no gramado e bater pênaltis, é um dos exemplos da tentativa de aproximação com o público.
A intenção, segundo Savoldi, é preservar a relação histórica dos brasileiros com o futebol.
As famílias acessam o complexo e elas querem tocar na grama, elas querem pisar no gramado. (…) Essa proximidade é importante até para que a gente mantenha essa tradição e essa relação positiva do futebol para as próximas gerações.
Thiago Savoldi, diretor de novos negócios e experiências
O CNN Esportes S/A com Eduardo Barella e Thiago Savoldi vai ao ar neste domingo (10), às 21h15 (horário de Brasília), na CNN Brasil e no YouTube do CNN Esportes.
CNN Esportes S/A
Com Eduardo Barella e Thiago Savoldi, o CNN Esportes S/A chega à 103ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
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