Colômbia ameaça Peru com litígio por território na fronteira com o Brasil

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse nesta quinta-feira (7) que denunciará o Peru em tribunais internacionais se os países não chegarem a um acordo acerca da disputa por uma ilha localizada a metros da Tríplice Fronteira dos dois países com o Brasil.

“A Colômbia não reconhece a soberania do Peru sobre a Ilha de Santa Rosa, no Rio Amazonas, e não reconhece as autoridades impostas nesta zona”, disse Petro, em um ato de comemoração de uma batalha pela Independência do país.

O governo colombiano vem denunciando, desde a última segunda-feira, que o Peru ocupou a ilha localizada no Rio Amazonas, descumprindo o chamado “Protocolo do Rio de Janeiro”, de 1934, assinado para acabar com a guerra entre Colômbia e o Peru, que estabelece os limites territoriais na região.

O país de Dina Boluarte, no entanto, afirma que a formação terrestre ao sul da Ilha de Chinería, é peruano, que “não existe discussão alguma” da soberania do país sobre este território ou qualquer outro limite fronteiriço do país e que “não cederá nenhum milímetro” das terras reivindicadas por Bogotá.

 

Em declarações para a imprensa, o chanceler peruano Elmer Schialer afirmou que a posição colombiana sobre a ilha – transformada neste ano no município de Santa Rosa de Loreto mediante um decreto – “é totalmente errada, jurídica, geográfica, técnica e historicamente”.

A ameaça de Petro de recorrer a instâncias internacionais foi feita do município de Letícia, no Trapézio Amazônico, no limite com território reivindicado pela Colômbia e com a cidade de Tabatinga (AM), no Brasil.

“O que Letícia vai fazer se não tiver rio? Para onde as famílias irão se uma linha na terra é o limite com o Peru? Eu acho que esse limite não é o que o tratado de 1924 definiu. O tratado não foi cumprido, o Peru o violou. Não houve um acordo para definir de quem a ilha é”, afirmou o presidente colombiano.

Ele afirmou, no entanto, que seu país pode retomar a participação na Comissão Mista Permanente para a Inspeção da Fronteira Colombo-Peruana e disse ter sido convidado por Lima para uma reunião do organismo em setembro.

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo

O Brasil registrou uma alta de 30% de ataques cibernéticos originados nos Estados Unidos em meio ao tarifaço de Donald Trump, segundo levantamento da...

Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de...

Avião da Azul faz pouso de emergência em Brasília após ameaça de bomba

Um voo comercial da Azul fez um pouso de emergência em Brasília, na noite desta quinta-feira (7), após uma ameaça de bomba. Segundo a Polícia...