Flamengo e Barcelona disputarão o título da Copa Intercontinental Sub-20 neste sábado (23), às 16h30 (de Brasília), no Maracanã. O brasileiro Juliano Belletti, ex-jogador, é o atual comandante do clube espanhol.
Depois de passagens como auxiliar-técnico por Cruzeiro e São Paulo, Belletti chegou no Barça em 2023, para atuar na função na equipe sub-19. Depois, ele assumiu a posição de treinador principal.
Campanha vitoriosa no título europeu
Na última temporada, a equipe catalã conquistou a UEFA Youth League, título que rendeu a vaga para o Intercontinental.
Sob o comando de Juliano Belletti, o Barcelona chegou no mata-mata após finalizar com cinco vitórias em seis partidas na fase de liga. Na primeira rodada, o time derrotou o Dínamo Zagreb, da Croácia, nas cobranças de pênalti.
Já nas oitavas, a classificação veio após um triunfo por 3 a 1 sobre o Aston Villa. Nas quartas, o Barça virou contra Stuttgart e superou o clube alemão pelo placar de 2 a 1.
A vaga na grande decisão saiu em um duelo acirrado contra o AZ, dos Países Baixos. O meia Juan Hernández marcou de pênalti e decretou a vitória dos espanhóis por 1 a 0. Por fim, Ibrahim Diarra (duas vezes), Andrés Cuenca e Hugo Alba balançaram as redes na goleada de 4 a 1 sobre o Trabzonspor-TUR na final.
Agora, para a temporada 2025-2026, Belletti treinará o Barcelona B, equipe que disputa a quarta divisão do Campeonato Espanhol.
Preparação para o Intercontinental
Belletti e o Barcelona buscarão o segundo título europeu na história da Copa Intercontinental sub-20. Em 2022, na edição de estreia do torneio, o Benfica levantou a taça ao vencer o Peñarol por 1 a 0.
“No dia a dia, nos treinos, estamos trabalhando para enfrentar um equipe muito boa fisicamente, com jogadores com muita qualidade individual. Não ganharam a Libertadores por sorte. Vamos nos preparar bem para que sábado, diante de uma torcida impressionante como a do Flamengo”, disse Belletti.
Após polêmica, Lamine Yamal renova com o Barcelona e ganha camisa 10