Ícone do site O SERINGAL

Crise financeira comprometeu segurança do submersível Titan, diz relatório

crise-financeira-comprometeu-seguranca-do-submersivel-titan,-diz-relatorio

Crise financeira comprometeu segurança do submersível Titan, diz relatório

Em 2023, diante do aumento da pressão financeira na OceanGate, funcionários foram solicitados a abrir mão de seus salários, o que gerou uma série de preocupações com a segurança, segundo um novo relatório de investigação da Guarda Costeira dos EUA.

Naquele ano, o submersível Titan da empresa implodiu, matando cinco pessoas.

O ex-diretor de engenharia da OceanGate afirmou que a empresa pediu aos funcionários que se voluntariassem para abrir mão dos pagamentos, com a promessa de serem reembolsados “após o início do ano”, mas ninguém aceitou, de acordo com o relatório da Junta de Investigação Marinha (MBI, na sigla em inglês).

Esse é um dos exemplos identificados pelos investigadores de como o estresse financeiro da OceanGate impactou suas operações cotidianas.

O ex-diretor de engenharia, que acabou deixando a empresa por preocupações com segurança, disse que as pressões financeiras levaram a riscos cada vez maiores.

 

Veja como:

“A má gestão financeira da OceanGate, sua dependência de contratados e a priorização de cortes de custo em detrimento da segurança deixaram a empresa mal preparada para lidar com as complexidades e os riscos da exploração em alto-mar”, concluiu a MBI.

Sair da versão mobile