O Dia dos Pais está chegando e nada melhor do que usar uma parte desse dia especial para sentar no sofá e ver filmes e séries com o paizão.
A CNN separou uma lista de produções que refletem sobre as paternidades existentes e mostram exemplos de pessoas que se dedicam a proporcionar uma vida de qualidade para seus herdeiros, independente da realidade em que estão.
E, para quem prefere ir ao cinema ver um filme bem família, está em cartaz “Sexta-Feira Mais Louca Ainda”.
5 filmes sobre paternidades
“À Procura da Felicidade” (2006)
Chris Gardner (Will Smith) é um pai que enfrenta sérios problemas financeiros e batalha para manter a família unida, mas sua esposa decide ir embora. Com isso, ele fica solteiro e responsável por cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de 5 anos.
Os dois passam a dormir em abrigos, estações de trem e banheiros para ter um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.
Disponível no Telecine e no Youtube Filmes.
“O Rei Leão” (1994)
O filme destaca a forte ligação entre Simba e seu pai, Mufasa, que o guia com ensinamentos de coragem e honra. A perda de Mufasa marca profundamente Simba, moldando sua jornada de amadurecimento. Mesmo ausente, o pai continua presente como inspiração e força moral.
Disponível no Disney+.
“A Vida é Bela” (1997)
O judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué (Giorgio Cantarini) são levados para um campo de concentração nazista. Longe da mulher, ele usa imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo da violência.
Disponível no Netflix e no Prime Video.
“Paternidade” (2021)
Após a esposa morrer no parto, Matt (Kevin Hart) se vê responsável por criar a filha do casal, tendo que lidar com dúvidas, medos, decepções e mamadeiras ao assumir a tarefa sozinho.
Disponível no Netflix, no Youtube Filmes e no Apple TV.
“Capitão Fantástico” (2016)
Ben (Viggo Mortensen) tem seis filhos com quem vive longe da civilização, no meio da floresta, numa rígida rotina de aventuras. Após a morte da mãe das crianças, a família embarca em uma jornada desafiadora pelo mundo real. O filme explora os conflitos entre liberdade e responsabilidade parental.
Disponível no Prime Video, no Youtube Filmes e no Apple TV+.
5 séries sobre paternidades
“This Is Us” (2016–2022)
A série explora a paternidade sob várias perspectivas, principalmente por meio de Jack Pearson (Milo Ventimiglia), um pai dedicado, sensível e presente, que enfrenta os desafios de criar três filhos em tempos e contextos diferentes.
Também acompanha Kevin, Randall e Toby em suas próprias jornadas como pais, cada um lidando com inseguranças, traumas e aprendizados.
Disponível no Disney+ e no Prime Video.
“Modern Family” (2009–2020)
A produção retrata a paternidade de forma diversa e afetuosa por meio de três figuras centrais: Jay (Ed O’Neill), Phil (Ty Burrell) e Mitchell (Jesse Tyler Ferguson).
Jay, pai mais velho e tradicional, aprende a lidar com mudanças geracionais e emocionais com seus filhos e netos. Phil é um pai divertido e dedicado, sempre tentando se conectar com os filhos com empatia e humor. Mitchell, como pai em um casal homoafetivo, enfrenta os desafios da paternidade moderna com amor e responsabilidade.
Disponível no Disney+.
“Dois Homens e Meio” (2003-2015)
Na série, a paternidade é retratada de forma cômica e caótica através de Alan Harper (Jon Cryer), um pai divorciado que cria seu filho Jake (Angus T. Jones) com recursos limitados e muitos desafios.
A presença do tio Charlie (Charlie Sheen), solteirão irresponsável, contrasta com o estilo superprotetor de Alan, criando situações hilárias e tensas.
Disponível na HBO Max e no Prime Video.
“Parenthood” (2010–2015)
No título, Zeek (Craig T. Nelson), o patriarca, enfrenta os erros do passado enquanto tenta se reconectar com os filhos adultos. Adam lida com as pressões de ser pai de uma criança autista, equilibrando firmeza e sensibilidade.
Crosby (Dax Shepard) aprende a ser um pai presente após descobrir que tem um filho, passando por uma grande transformação pessoal. Joel (Sam Jaeger) encara os desafios da paternidade e da inversão de papéis com a esposa.
Disponível na Netflix.
“Single Parents” (2018-2019)
A série acompanha um grupo de pais e mães solteiros que se apoiam para equilibrar a criação dos filhos com suas próprias vidas pessoais. Nela, é mostrado como esses pais enfrentam os desafios de cuidar sozinhos dos filhos pequenos, muitas vezes abrindo mão de seus próprios desejos.
Disponível no Prime Video.
The New York Times elege os 100 melhores filmes do século 21