Sentir dores na canela ao correr é algo que acontece com a maioria das pessoas que praticam atividades físicas. Seja na esteira da academia, na rua, no parque ou jogando futebol com os amigos. O problema pode ocorrer por inúmeros fatores, como cansaço, excesso de peso e fadiga.
Mas, quando a frequência das dores começa a aumentar, é bom ficar atento. Pode ser o início de uma canelite, a síndrome do estresse medial da tíbia ou periostite.
De acordo com o assessor esportivo Leandro Twin, o problema é relativamente comum entre seus alunos. “Normalmente são pessoas que se exercitam. Mas pode acontecer também em casos de pessoas que não se exercitam. Elas têm um estresse nessa região [da canela] e isso cria a canelite. Pessoas com sobrepeso têm uma chance maior de ter esse tipo de problema”, resume o educador físico e pedagogo.
Leia também
-
Canelite: confira 4 dicas práticas para evitar o incômodo e correr bem
-
Canelite: saiba como reconhecer, evitar e tratar a inflamação
-
É seguro consumir rapadura durante a corrida? Especialistas respondem
-
Saiba como adaptar a rotina de exercícios ao ciclo menstrual
Principais causas da canelite
As dores na canela ao correr acontecem por causa de uma inflamação nos tendões, músculos ou ossos da região tibial. Além da dor aguda, casos mais graves também podem ocasionar inchaços e sensibilidade ao toque, até mesmo na hora de se vestir.
Confira mais informações no portal SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles