Em emergência devido à estiagem, Governo do Acre suspende ordens para queimadas controladas

O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) publicou, nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Portaria nº 163, de 12 de agosto de 2025, que determina suspensão da emissão de autorização para queima controlada no âmbito estadual.

Imac divulga portaria que proíbe qualquer tipo de queima em todo o estado. Foto: Pedro Devani/Secom

A determinação segue o período de vigência do Decreto de Situação de Emergência Ambiental nº 11.733, de 6 de agosto de 2025, em decorrência da redução do índice de chuvas e do volume dos rios que atravessam o estado, do aumento da temperatura e da diminuição da umidade relativa do ar, fatores que influenciam a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, comprometendo a saúde da população. A portaria segue o mesmo período de vigência do decreto, 180 dias (aproximadamente seis meses), a contar da data de publicação.

O descumprimento da portaria constitui infração à Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, sem prejuízo da apuração de responsabilidade civil e penal, nos termos da Lei nº 14.944, de 31 de julho de 2024, do Decreto nº 6.514, de 22 de julho de 2008, bem como da Lei Estadual nº 1.117, de 26 de janeiro de 1994 e alterações.

O presidente do Imac, André Hassem, afirma que o governo está desde fevereiro nos municípios, com a Operação Contenção Verde, atualmente na terceira fase, levando educação ambiental, fiscalização e informação para a população.

“Estamos com todos os nossos técnicos em campo, trabalhando para fazer o combate aos crimes ambientais, queimadas e principalmente supressões de vegetação [derrubada de árvores] ilegais. Estamos a postos e estaremos até o fim do ano, atuando diuturnamente no combate a esses crimes, a fim de mitigar os impactos das mudanças climáticas em nosso estado. Essa é uma determinação do governador Gladson Camelí, para que todos os órgãos estejam juntos nesse enfrentamento”, diz.

Fortalecimento de ações

Desde o início do ano, o governo do Acre tem se antecipado ao período de estiagem com um conjunto de ações estratégicas voltadas à mitigação dos impactos ambientais. Entre as iniciativas está a Operação Contenção Verde, ação preventiva e ostensiva de combate a crimes ambientais, coordenada pela Casa Civil em parceria com órgãos estaduais e federais de meio ambiente, forças de segurança e prefeituras.

Lançada em fevereiro de 2025, a Operação Contenção Verde foi uma ação de resposta rápida do governo do Acre frente aos ilícitos ambientais. A Operação seguiu as metas estabelecidas no Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ-AC), que buscou reduzir em 10% ao ano as taxas de desmatamento, com o objetivo de alcançar uma diminuição de 50% até 2027. A operação segue para a sua quarta fase, a ser divulgada posteriormente,

De suplente a rival? Velloso vê chance de ser senador e Bittar fica furioso com notícia

O deputado federal Eduardo Velloso deve ser candidato a senador em 2026. A decisão estaria tomada e vem causando "indigestão" no entorno do senador...

Filho de Ivete Sangalo exalta cantora em meio a novo projeto: “Professora”

Filho da cantora Ivete Sangalo, Marcelo Sangalo, 15, aproveitou para exaltar a mãe em meio à gravação do novo projeto da artista no Rio...

Plano de contingência contra tarifaço aposta em acordos com Índia e Canadá

O plano de contingência contra o tarifaço de Estados Unidos prevê ampliar e diversificar mercados, reduzindo a dependência das exportações brasileiras em relação aos...