O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu uma medalha do Exército Brasileiro na manhã desta quinta-feira (21/8). O deputado federal participou do evento em comemoração ao Dia do Soldado, em Brasília (DF).
Outras autoridades também estavam presentes, incluindo o ministro da Defesa, José Múcio, e o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal).
A medalha entregue ao presidente da Câmara é voltada para cidadãos brasileiros que prestaram serviços e desenvolveram relações para o Exército Brasileiro. Durante o evento, Motta não se manifestou publicamente, mas conversou, de forma privada, com o ministro da Defesa por alguns minutos.
Múcio e Fachin também não fizeram discursos ou deram entrevistas. A cerimônia contou ainda com a presença dos deputados Simone Marquetto (MDB-SP) e Coronel Assis (União-MT), além do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Havia parte dos principais comandantes das Forças Armadas. Em sua fala, o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, comandante do Exército, relembrou a atuação de soldados no passado e as ações da Força Expedicionária Brasileira.
“Se no passado, os campos da Europa testemunharam o engajamento do Brasil em defesa da liberdade, o presente nos convoca, uma vez mais, enfrentar as incertezas de um mundo em transformação seguindo o exemplo de Caxias, com aquele mesmo espírito de sacrifício em prol da pátria”, afirmou Paiva.
O evento durou pouco mais de uma hora e contou com o desfile militar. Membros do Exército e da Aeronáutica também receberam honrarias e medalhas.