Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de Gaza” e uma nova administração civil para governar o enclave, informou o Gabinete do Primeiro-Ministro na sexta-feira (8), horário local.

Estes são os cinco princípios:

  • O desarmamento do Hamas
  • O retorno de todos os reféns – os vivos e os mortos
  • A desmilitarização de Gaza
  • O controle de segurança israelense em Gaza
  • O estabelecimento de uma administração civil que não seja nem o Hamas, nem a Autoridade Palestina

“Uma maioria decisiva dos ministros do Gabinete de Segurança acreditava que o plano alternativo submetido ao Gabinete de Segurança não alcançaria a derrota do Hamas nem o retorno dos reféns”, afirmou o gabinete.

Não ficou claro a qual plano alternativo a declaração se referia ou quem o apresentou.

Antes da reunião do gabinete de segurança, o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel não queria governar Gaza.

“Queremos entregá-la às forças árabes que a governarão adequadamente, sem nos ameaçar e dando aos moradores de Gaza uma vida digna – isso não é possível com o Hamas”, disse Netanyahu.

O gabinete também aprovou um plano de Netanyahu para ocupar a Cidade de Gaza, apesar do crescente alarme internacional com a crise humanitária no enclave pulverizado e da significativa oposição pública ao plano em Israel.

Tarifaço: Fazenda vê efeito macroeconômico “contido”, mas setorial preocupa

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou em evento nesta sexta-feira (8) que o tarifaço estabelecido pelos Estados Unidos...

WNBA enfrenta onda de objetos sexuais arremessados em quadra

Mais um objeto sexual foi arremessado em uma quadra da WNBA, desta vez nos segundos finais da vitória do Atlanta Dream sobre o Chicago...

Caderneta de poupança tem saída de R$ 6,2 bilhões em julho, alta de 588%

A Caderneta de Poupança registrou em julho saída líquida de R$ 6,25 bilhões, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira (8). Isso significa...