Quando se fala em aparelhos de academia, a esteira é um dos primeiros que vêm à mente. Muito usada no dia a dia, ela simula os movimentos de caminhada e corrida, ajudando a melhorar o condicionamento físico e trazendo benefícios que vão além da queima de calorias.
“Ao se exercitar no equipamento, a pessoa estará trabalhando todo o corpo de forma integral, uma vez que, durante a prática, vários grupos musculares são trabalhados ao mesmo tempo, em especial as coxas, glúteos, panturrilhas e posterior de coxa”, diz o profissional de educação física da TotalPass, Thiago Isbelo.
Leia também
-
É melhor correr na rua ou na esteira? Veja o que diz um fisioterapeuta
-
Saiba quais são os benefícios de caminhar para trás na esteira
-
Mito ou verdade: ler e assistir série na esteira faz mal para a vista?
-
Caminhar e correr na esteira emagrece mais rápido? Entenda a lógica
De acordo com ele, a máquina é uma grande aliada para a saúde do coração, seja caminhando ou correndo. “Ela fortalece o músculo cardíaco, melhora a circulação sanguínea e ajuda a regular a pressão arterial, fatores essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares”, explica o especialista.
Exercício seguro e de baixo impacto
Além de todos esses benefícios, a esteira se destaca por oferecer um treino seguro e de baixo impacto. Isso porque sua superfície é projetada para absorver parte da força da passada, protegendo articulações como joelhos, quadris e tornozelos.
Por isso, andar na esteira é diferente de caminhar no asfalto ou em terrenos irregulares. Assim, o aparelho se torna uma opção versátil, indicada para praticantes de diferentes níveis e necessidades.
Leia a matéria completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles