Estudo sugere que viver perto do mar pode aumentar a longevidade

Viver a poucos quilômetros da brisa do mar pode estar associado a uma expectativa de vida mais longa, segundo uma análise conduzida por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, e publicada em maio no jornal Environmental Research. Morar perto de rios ou lagos — especialmente em áreas urbanas —, por outro lado, parece não trazer o mesmo benefício.

Os pesquisadores analisaram dados populacionais de 66.263 setores censitários dos EUA, comparando a expectativa de vida com a proximidade a corpos d’água.

O resultado indicou que pessoas que residem até aproximadamente 50 km da costa (oceano ou golfo) têm expectativa de vida média de 1 ano ou mais acima da média nacional de 79 anos. Em contrapartida, habitantes de áreas urbanas próximas a rios ou lagos com mais de 10 km² tendem a apresentar expectativa ligeiramente inferior — por volta de 78 anos.

Leia também

Essa vantagem costeira pode estar relacionada a uma combinação de fatores: temperaturas mais amenas, qualidade do ar superior, maiores oportunidades de lazer, transporte mais eficiente, menor risco de seca e rendimentos mais elevados.

Por outro lado, ambientes urbanos junto a águas interiores enfrentam desafios como poluição, pobreza, escassez de áreas seguras para atividade física e maior risco de inundações.

A diferença mais marcante identificada foi a menor frequência de dias extremamente quentes nas regiões litorâneas em comparação às áreas urbanas próximas a lagos ou rios, amplificando os benefícios para quem vive junto ao mar.

Estudos anteriores já associavam a proximidade a “espaços azuis” a melhores indicadores de saúde, tais como maior atividade física, menor obesidade e melhor condição cardiovascular.

Os pesquisadores destacam que esta é a primeira avaliação sistemática e abrangente nos EUA sobre a relação entre tipos distintos de ambientes aquáticos e a longevidade, oferecendo uma visão mais crítica sobre a qualidade de vida associada a espaços costeiros versus interiores.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ary Mirelle aposta em chá de chocolate e páprica para estimular parto

Na reta final da gestação, Ary Mirelle recorreu a um chá tradicional para estimular o início do trabalho de parto. A companheira do cantor...

Como suspeito tentou forjar mandado de prisão contra o influenciador Felca

Cayo Lucas, de 21 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (25), em Olinda, Pernambuco, suspeito de fazer ameaças de morte ao youtuber Felipe...

Durigan: enviamos R$ 720 bilhões aos EUA em 15 anos

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta terça-feira (26) que, apesar da surpresa e da tristeza diante das medidas unilaterais dos...