EUA alegam concentração excessiva de níquel com a China, diz especialista

A venda de uma importante mina de níquel no Brasil, pertencente à Anglo American, está no centro de uma disputa comercial internacional que envolve interesses chineses e americanos. Uma empresa estatal chinesa apresentou proposta de compra para o ativo, gerando preocupações sobre a concentração do mercado global do mineral.

O níquel, metal essencial para a fabricação de aço inoxidável e baterias de veículos elétricos, tem reservas limitadas globalmente, conforme avaliou Welber Barral, ex-secretário de Comércio Extior, durante o WW. As principais fontes do mineral estão localizadas na Indonésia, que já possui forte presença chinesa, além da Austrália e Brasil.

Uma empresa turca contestou o processo de venda, alegando irregularidades nas regras de concorrência. Paralelamente, o setor siderúrgico americano manifestou preocupação junto ao governo dos Estados Unidos sobre a possível concentração excessiva do mineral sob controle chinês.

O caso também ganhou repercussão em âmbito nacional, com uma reclamação apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU). A situação evidencia uma lacuna regulatória no Brasil, que não possui um órgão específico para avaliação de investimentos estrangeiros. Por isso, o caso está sendo analisado sob as perspectivas da concorrência e do interesse público.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...