EUA alegam concentração excessiva de níquel com a China, diz especialista

A venda de uma importante mina de níquel no Brasil, pertencente à Anglo American, está no centro de uma disputa comercial internacional que envolve interesses chineses e americanos. Uma empresa estatal chinesa apresentou proposta de compra para o ativo, gerando preocupações sobre a concentração do mercado global do mineral.

O níquel, metal essencial para a fabricação de aço inoxidável e baterias de veículos elétricos, tem reservas limitadas globalmente, conforme avaliou Welber Barral, ex-secretário de Comércio Extior, durante o WW. As principais fontes do mineral estão localizadas na Indonésia, que já possui forte presença chinesa, além da Austrália e Brasil.

Uma empresa turca contestou o processo de venda, alegando irregularidades nas regras de concorrência. Paralelamente, o setor siderúrgico americano manifestou preocupação junto ao governo dos Estados Unidos sobre a possível concentração excessiva do mineral sob controle chinês.

O caso também ganhou repercussão em âmbito nacional, com uma reclamação apresentada ao Tribunal de Contas da União (TCU). A situação evidencia uma lacuna regulatória no Brasil, que não possui um órgão específico para avaliação de investimentos estrangeiros. Por isso, o caso está sendo analisado sob as perspectivas da concorrência e do interesse público.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Suco com açúcar realmente prejudica a saúde? Médica explica riscos

A alimentação é um dos pilares para manter a saúde em dia — seja para quem busca qualidade de vida, emagrecimento ou até alta...

Nutricionista lista 5 vegetais para comer todo dia em dieta saudável

Quando o assunto é ter uma vida saudável, muita gente sabe que os vegetais são um dos maiores aliados. Mas você sabia que alguns...

Influencer Ianka Cristini volta ao Instagram sete meses após prisão

A influencer Ianka Cristini reapareceu nos stories do Instagram nesta quinta-feira (28/8) após sete meses afastada das redes sociais. Ela foi presa em janeiro,...