Gabriel Bortoleto, estreante na principal categoria de automobilismo, fez um final de semana na Hungria que chamou a atenção. No circuito de Hungaroring, o brasileiro conquistou o seu melhor resultado em sua breve carreira na Fórmula 1.
Leia também
-
Na Hungria, Bortoleto faz melhor resultado do Brasil na F1 desde 2017
-
F1: Norris acerta estratégia e vence o GP da Hungria; Bortoleto é 6º
-
F1: Norris lidera segundo treino livre na Hungria; Bortoleto é 17º
-
F1: com Drugovich e Bortoleto na pista, Norris lidera TL1 na Hungria
No domingo (3/8), Bortoleto ficou na 6ª posição e conquistou o melhor resultado de um brasileiro na Fórmula 1 desde 2017. Durante a corrida, Gabriel tentava ultrapassar Fernando Alonso, mas a experiência do espanhol sobressaiu e o 5º lugar ficou com o piloto mais experiente.
Em entrevista após a corrida, Alonso destacou a qualidade do piloto brasileiro, disse que Bortoleto é o melhor novato da geração e que se fosse inglês, receberia mais atenção pelos seus feitos. Confira a fala do espanhol:
“BORTOLETO É O MELHOR NOVATO DESSA GERAÇÃO”
“Eu acredito que se fosse inglês ou algo assim, no P6 com uma Sauber, seria primeira página em todos os jornais amanhã…”
HABLA MESMO DON FERNANDO
pic.twitter.com/w8U1n3x0Oy
— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) August 3, 2025
E o reconhecimento veio. Gabriel Bortoleto foi eleito o piloto do dia no GP da Hungria e chamou a atenção da mídia internacional. O jornal espanhol Marca destacou a consistência do piloto de 20 anos e elogiou o que o brasileiro tem feito com a Sauber.
“Ele teve o pior carro no começo do ano e o pior companheiro de equipe possível, um osso duro de roer como Hulkenberg, mas longe de desmoronar, ele é uma verdadeira força em consistência e já tem 14 pontos, 4 a mais que Tsunoda com uma Red Bull.”, escreveu o jornal Marca.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Gabriel Bortoleto fez melhor resultado do Brasil na F1 desde 2017
Jayce Illman/Getty Images2 de 3
Fernando Alonso disse que Gabriel Bortoleto é o melhor estreante da Fórmula 1
Gabriele Lanzo/Alessio Morgese/NurPhoto via Getty Images3 de 3
Gabriel Bortoleto conquistou a sexta posição no GP da Hungria
Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images
Outro portal a comentar sobre a performance do brasileiro foi a revista alemã Auto Motor und Sport, que deu a nota 10 para o Gabriel Bortoleto. No texto, foi destacado a capacidade do brasileiro de aprender e já por em prática o conhecimento adquirido.
“Seu aluno, Gabriel Bortoleto, também conquistou a nota máxima em Budapeste. O brasileiro está cada vez melhor. Sétimo lugar na largada, sexto na chegada. Bortoleto está se tornando um rival de Hülkenberg. E a sensação é de que ele está aprendendo constantemente e aplicando imediatamente o que aprendeu. Já se pode dizer: 2025 é um bom ano para estreantes.”, escreveu o portal alemão Auto Motor und Sport.
Após o GP da Húngria, Gabriel Bortoleto conquistou o seu 14° ponto na temporada e alcançou a 17ª posição. Agora, os pilotos terão férias de mais de 20 dias até a próxima corrida. A Fórmula 1 volta no dia 29/8, no Circuito de Park Zandvoort, na Holanda.
Fonte: Metrópoles