Como muitos fãs do Labubu, Joselyn Chamorro, de 28 anos, está cansada da mania. Esperar em filas durante a noite para comprar os bonecos travessos de US$ 30 ou pagar US$ 100 a revendedores perdeu o encanto.
Então, quando ela viu que um posto de gasolina em Lakeland, na Flórida, estava vendendo Labubus falsos — conhecidos como Lafufus — por US$ 20, ela não hesitou em comprar um.
Tentar conseguir um Labubu verdadeiro “é quase como ‘‘Os Jogos Vorazes’”, disse Chamorro.
Assim como um Labubu autêntico, ele ainda veio em uma caixa fechada, o que significa que o comprador não sabe qual boneco específico está adquirindo.
A fabricante do Labubu, a Pop Mart, parece imparável. A empresa de brinquedos sediada em Pequim espera que sua receita em 2025 ultrapasse 30 bilhões de yuans, ou US$ 4,2 bilhões.
Somente nas Américas, a receita disparou mais de 1.000% em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório semestral da Pop Mart divulgado em agosto. Globalmente, a receita apenas do Labubus disparou 668% no primeiro semestre do ano.
Mas, assim como os Labubus cresceram rapidamente em popularidade, eles podem cair com a mesma rapidez. A escassez dos bonecos assustadores e fofos, somada ao preço de US$ 20 a US$ 40, levou os consumidores a procurarem alternativas.
A força da Pop Mart reside nas suas criações que atraem um público fiel – Labubus, Cry Babies e bonecos Molly –, mas a empresa ainda precisa crescer além da viralidade, afirmou o analista da Morningstar, Jeff Zhang.
“Em comparação com líderes globais como a Disney e a Sanrio, a Pop Mart ainda precisa demonstrar um histórico suficientemente longo de geração de retorno excedente sobre o capital investido a partir de propriedades intelectuais próprias”, escreveu Zhang na semana passada.
E, em uma reviravolta, os proprietários de Lafufu não têm medo de compartilhar que têm uma imitação.
A imitação de Chamorro é menor do que o Labubus original, e suas mãos e rosto podem ter dois tons diferentes. Mas o ursinho de brinquedo do tamanho da palma da mão tem o mesmo sorriso malicioso e pelo macio que tornaram o original incrivelmente viral.
“Meu monstrinho, mesmo não sendo autêntico, ainda é muito fofo à sua maneira”, disse Chamorro.
A Pop Mart não está para brincadeira
A Pop Mart detém a marca registrada “Labubu” desde 2019 nos Estados Unidos e, pelo menos, desde 2016 internacionalmente, de acordo com os registros legais da empresa. E a China está reprimindo os Lafufus, com seus agentes alfandegários apreendendo grandes quantidades de produtos falsificados.
Há uma certa ironia na possessividade da China em relação à sua propriedade intelectual Labubu. O país é conhecido por produzir falsificações de praticamente todas as marcas conhecidas, respondendo por 45% de todas as apreensões de produtos falsificados em 2021, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O país também não tem uma classificação muito alta no índice de propriedade intelectual da Câmara dos EUA, que mede a força da propriedade intelectual entre diferentes nações.
A Pop Mart Americas processou recentemente um grupo de lojas 7-Eleven na Califórnia por vender Labubus falsificados. Zhang disse que mais empresas podem enfrentar processos judiciais da Pop Mart por causa dos Lafufus, mas as falsificações também podem diminuir à medida que a Pop Mart aumenta sua produção.
Um órgão de padrões de consumo no Reino Unido alertou que bonecos Labubu falsificados podem representar um risco de asfixia para crianças pequenas. A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA, que emitiu um alerta semelhante, observou que um Labubu verdadeiro terá um adesivo holográfico da Pop Mart, um código QR escaneável com link para o site oficial da Pop Mart e exatamente nove dentes; os Labubus mais novos também terão “um sutil selo UV em um dos pés”.
O que está impulsionando a demanda pelos Labubus?
Hoje em dia, é possível ver mais Lafufus nas ruas do que Labubus, especialmente porque as redes sociais destigmatizaram a vergonha de possuir brinquedos falsificados.
Os Lafufus têm “uma aparência muito mais original, com pequenas imperfeições e peculiaridades… as pessoas gostam disso”, disse Cassandra Harrison, de 32 anos, de Nova Jersey, à CNN.
Muitos de seus amigos estão começando coleções de Lafufus, e ela recentemente encontrou uma parede cheia deles em uma loja de conserto de celulares dentro do Super Walmart local. Mas, no final das contas, Harrison acabou comprando um Labubu original.
Transformar o Labubu, originalmente um personagem de livro infantil, em um pelúcia amado não foi exatamente sorte, disse Mark Tanner, diretor-gerente do boletim informativo sobre insights do consumidor China Skinny.
Cada vez mais empresas chinesas estão superando seus concorrentes ocidentais com o rápido desenvolvimento de produtos, disse ele à CNN.
A Pop Mart trabalhou muito nos bastidores para fazer com que a abordagem da “caixa surpresa” funcionasse. Como a maioria das tendências de consumo atuais, as caixas surpresa atraem compradores que estão navegando por algoritmos hiperespecíficos do TikTok.
“(A estratégia da Pop Mart) se alinha muito bem com a forma como as pessoas estão consumindo informações atualmente, em que o algoritmo faz todo o trabalho por elas. Quando você compra um Labubu, não precisa fazer nenhuma escolha”, disse Tanner.
A Pop Mart também não tem uma história de décadas como alguns de seus concorrentes ocidentais. Portanto, a empresa não está tão preocupada em reter clientes fiéis — ela ainda está ocupada construindo sua base.
A Pop Mart abriu pelo menos 50 lojas em 2025 em todo o mundo, disse a Morningstar. Os analistas da Morningstar estimam que os negócios fora da China serão responsáveis por 70% da receita da Pop Mart em 2034, em comparação com 39% em 2024.
E em relação aos Labubus falsos, a Pop Mart ainda tem alguns truques na manga para manter os holofotes sobre os produtos originais.
Na semana passada, o CEO da Pop Mart, Wang Ning, anunciou uma versão ainda menor do personagem, semelhante às populares estatuetas Sonny Angel que penduram nos dispositivos de muitos membros da Geração Z. Wang disse que os mini-Labubus podem ser lançados ainda esta semana, um prazo de entrega rápido, segundo relatos.
Com a notícia do brinquedo minúsculo, as ações da Pop Mart subiram 14%, atingindo níveis tão altos quanto os de dezembro de 2020, quando a empresa abriu o capital.
Para alguns, os Labubus já estão batidos
Madonna apresentou recentemente um bolo de aniversário um pouco assustador, chamado “Madudu”, para comemorar seu 67º aniversário. Fantasias de Labubu foram vistas nas pistas de dança de eventos. E por qual razão parece existir um Labubu de ouro 24 quilates?
Mas o que é inédito é o ridículo absoluto dos Lafufus. Alguns têm rostos colados de lado. Outros têm testas que definitivamente não são proporcionais ao seu corpo minúsculo. Todas essas imperfeições são motivo de alegria para os usuários das redes sociais.
Chamorro, a mulher da Flórida, também tem um Labubu. Mas ela disse que seu Lafufu descolado a conquistou. O fato de ela ter conseguido comprá-lo em um posto de gasolina local torna tudo ainda melhor.
Portanto, pelo menos por enquanto, Chamorro não está se preocupando com os lançamentos oficiais da Pop Mart.
“Não sei se daqui a um ano eles ainda serão tão populares”, disse ela. “Acho que isso é mais uma tendência passageira e, sinceramente, não acho que vou comprar outro. Eles são muito difíceis de conseguir.”
Entenda o destino dos dólares arrecadados pelas tarifas de Trump