FGV e Fundação Itaú oferecem bolsas para Mestrado em Políticas Públicas

As inscrições para a Turma Especial do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas, uma parceria entre a Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP) e a Fundação Itaú, já estão abertas.

Com foco em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o curso é totalmente gratuito e oferece até 35 vagas para profissionais que desejam aprimorar a gestão e a formulação de políticas públicas na área.

O programa, que busca articular teoria e prática, é voltado para gestores, professores e técnicos de secretarias públicas que atuam com EPT. O objetivo é formar líderes capazes de promover inovações e políticas mais eficazes em suas instituições.

 

Inscrições, cronograma e formato das aulas

Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto de 2025 no site da iniciativa. O processo seletivo inclui duas etapas: a primeira, eliminatória, consiste na análise documental e da carta de intenções de pesquisa; a segunda, classificatória, é uma entrevista on-line.

As aulas estão programadas para começar em 15 de outubro de 2025 e terão um formato híbrido. Encontros presenciais acontecerão em São Paulo a cada dois meses, de quinta-feira a sábado, enquanto o restante do período letivo será composto por atividades on-line.

Com duração máxima de 24 meses, o curso tem uma carga de 12 disciplinas, sendo 7 obrigatórias e 5 eletivas. A grade curricular obrigatória inclui temas como gestão pública, economia política, ciência política e sociologia.

Inovação para a Educação Profissional e Tecnológica

Cacau Lopes, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Implementação do Itaú Educação e Trabalho, ressalta a importância do programa. “A ideia de um mestrado destinado a capacitar lideranças comprometidas com a Educação Profissional e Tecnológica é inovadora. Essa modalidade de ensino representa um grande potencial para a juventude, garantindo sua inclusão no mundo do trabalho e o desenvolvimento do país”, afirma.

Ele complementa que o mestrado em parceria com a FGV tem potencial para fortalecer a EPT, formando lideranças e promovendo políticas públicas empenhadas em sua melhoria e qualificação.

Estudo: veto a celulares em escolas da Holanda melhorou foco de alunos

 

Como ano eleitoral impacta cenário econômico de 2026? Especialista explica

A economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese, em entrevista ao CNN Novo Dia, alerta para os possíveis impactos do ano eleitoral de 2026 no...

Enem facilita ingresso em universidades de países como Portugal e EUA

Universidades dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Portugal e outros países aceitam a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como critério...

Beijo lésbico de Juquinha e Lorena em “Três Graças” leva web ao delírio

Em “Três Graças”, Lorena (Alanis Guilen) e Juquinha (Gabriela Medvedovsky) finalmente deram o primeiro beijo no capítulo exibido na noite de quarta-feira (10). O momento...