Fintechs serão enquadradas como instituições financeiras, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que, a partir da próxima sexta-feira (29/8), as fintechs serão enquadradas como instituição de pagamento pela Receita Federal. De acordo com ele, a mudança ocorrerá por meio de instrução normativa publicada pela Receita.

Fintechs são empresas que criam modelos para o mercado financeiro por meio do usa de tecnologias.

“O que significa que as fintechs terão de cumprir rigorosamente as mesmas exigências que os grandes bancos. Isso aumenta o potencial de fiscalização da Receita”, disse Haddad nesta quinta-feira (28/8), após entrevista coletiva para detalhar a Operação Carbono Oculto, deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal.

Leia também

A operação revelou um esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC) utilizando fintechs. De acordo com o ministro, somente nesta quinta foram lançados R$ 8 bilhões em infrações, no entanto, valor será maior ao fim da investigação.

“Nós vamos poder, a partir daí, destrinchar outros esquemas de lavagem de dinheiro com muito mais rapidez, para que o trabalho não seja manual, para que o trabalho de inteligência possa contar, não apenas com a digitalização, mas também com a inteligência artificial que a Receita já usa em outros procedimentos digitalizados”, destacou.

Haddad havia se manifestado outras vezes defendendo regras mais duras para fintechs. “Instituição financeira tem de ser tratada todo mundo igual. O que significa pagar os mesmos tributos e ser fiscalizada por todo mundo. Essa coisa de fintech não ter a mesma fiscalização de banco é um erro, na minha opinião”, comentou em entrevista ao UOL.



Fonte: Metrópoles

Vôlei: Gerdau Minas confirma técnico italiano e comissão para temporada

Lorenzo Pintus será o técnico do Gerdau Minas na temporada 2025/26. O treinador italiano chega para recolocar a equipe no caminho da conquista da Superliga Feminina, após...

Rio recebe conselheira militar da ONU em preparação para missões de paz

Em um momento em que diferentes regiões do mundo enfrentam crises humanitárias e conflitos armados, o Rio de Janeiro recebeu a visita da conselheira...

Banco Genial renuncia à gestão de fundo investigado em megaoperação

O Banco Genial emitiu nota nesta quinta-feira (28) sobre a Operação Carbono Oculto, que investiga alvos suspeitos de fraude no setor de combustíveis, e...