A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano segue sua programação oficial nesta sexta-feira (1º).
A 23ª edição do evento reúne escritores, poetas, intelectuais e artistas de diferentes partes do mundo para discutir literatura e questões contemporâneas, como identidade, autonomia feminina, memória e meio ambiente, entre outros.
O poeta Paulo Leminski (1944-1989) é o autor homenageado neste ano, e foi lembrado na mesa de abertura na quarta-feira, com Arnaldo Antunes. Veja abaixo a programação oficial da Flip, que ocorre no auditório da matriz.
Programação da Flip 2025 nesta sexta-feira (1º)
10h: Mesa 8 – Vide o verso
Alice Ruiz + Claudia Roquette-Pinto + Marília Garcia
Mediação: Fernando Luna
Poesia é música, contemplação, ensaio. Poesia dá ritmo, ajuda a pensar, mostra o mundo. Essas três poetas de gerações diferentes têm caminhos singulares e ajudaram a construir o panorama da poesia brasileira como conhecemos hoje.
12h: Mesa 9 – O Brasil no espelho
Tiago Rogero + Ynaê Lopes dos Santos
Mediação: Juliana Borges
Dois dos mais importantes pensadores da questão racial no Brasil trazem à luz nossa pior herança, mas também a possibilidade de um acerto de contas decisivo para a construção de um país mais justo.
13h30: Mesa extra – Escritor de dois mundos
Valter Hugo Mãe
Mediação: Walter Porto
Catorze anos depois de uma das mesas mais icônicas da Flip, Valter Hugo Mãe volta ao Programa Principal para falar de sua obra que continua a fazer sucesso no Brasil, assim como de desdobramentos importantes, como o lançamento do filme baseado em seu livro O filho de mil homens.
15h: Mesa 10 – Tudo que desabrocha
Giovana Madalosso + Liv Strömquist
Mediação: Nanni Rios
Pensar os relacionamentos, o papel da mulher, os modos de estar no mundo são interesses dessas duas autoras, pensadoras da vida contemporânea, cada uma com sua forma especial de expressão.
17h: Mesa 11 – Breve história do longo conflito
Ilan Pappe
Mediação: Arlene Clemesha
Um dos intelectuais mais relevantes que pensam o conflito na Palestina tem muito a dizer não apenas sobre a origem e os motivos da guerra, mas também sobre o que ela diz sobre a organização do mundo político hoje.
19h: Mesa 12 – O lugar da floresta
Marina Silva
Mediação: Aline Midlej
Com mais de quatro décadas de militância e vida pública, Marina Silva é referência para diferentes gerações e conquistou um lugar de destaque como uma das personalidades mais importantes do mundo na luta pela preservação do meio ambiente. Ouvir sobre a sua trajetória é compreender profundamente a necessária resistência às políticas de devastação e compreender o papel do Brasil em ano de COP 30.
21h: Mesa 13 – Palavras: vida e obra
Gregorio Duvivier
Um passeio performático pela vida íntima das palavras, esses seres fantásticos que nascem e morrem todos os dias e, entre uma coisa e outra, transam, trabalham, brigam, se divertem.
Serviço
Sobre a Flip
Onde: Paraty (303 km de São Paulo e 258 km do Rio de Janeiro)
Quando: 30 de julho a 03 de agosto
Ingressos: A partir de R$ 19,50 (meia)
Como assistir: a programação é transmitida ao vivo pelo site da Flip, pelo YouTube https://www.youtube.com/@flipfestaliteraria e pelo canal de TV Arte1
Bienal do Livro Rio 2025: confira os livros mais vendidos no evento