Flip 2025: confira a programação oficial deste sábado (2)

Mais um dia de programação se inicia neste sábado (1º) na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

A 23ª edição da Flip começou na última quarta (30) e vai até domingo (3). O evento reúne escritores, poetas, intelectuais e artistas de diferentes partes do mundo para discutir literatura e questões contemporâneas, como identidade, autonomia feminina, memória e meio ambiente, entre outros.

O poeta Paulo Leminski (1944-1989) é o autor homenageado neste ano, e foi lembrado na mesa de abertura na quarta-feira, com Arnaldo Antunes.

Veja abaixo a programação oficial da Flip, que ocorre no auditório da matriz.

Programação da Flip 2025 neste sábado (2)

10h: Mesa 14 – senhora liberdade

Nei Lopes
Mediação: Luiz Antonio Simas

Maior estudioso da diáspora africana do Brasil, Nei Lopes é um intelectual imprescindível, escritor fértil e sambista fenomenal. Em conversa com Luiz Antonio Simas, fala de sua trajetória que se confunde com a história de um país que há séculos tenta se entender.

12h: Mesa 15 – Ser mulher na América Latina

Dahlia de La Cerda + Dolores Reyes
Mediação: Gabriela Mayer

Do México à Argentina, retratos de mulheres que, a despeito da violência e da crueldade, se mobilizam em amizade, amor e luta para construírem as próprias identidades.

15h: Mesa 16 – Pertencer, transformar

Astrid Roemer + Verenilde Pereira
Mediação Adriana Ferreira Silva

Duas escritoras veteranas narram as histórias de mulheres que, na luta pela liberdade, enfrentam a sociedade e a história de seus países como marcas de violência em seus corpos e suas vidas.

17h: Mesa 17 – Invenção, memória

Cristina Rivera Garza + María Negroni
Mediação: Guilherme Freitas

Subverter os gêneros literários, propor formas renovadas de literatura, resgatar a memória sempre viva e inventar realidades para acertar as contas com o passado: na experiência de duas escritoras geniais, nascem novas possibilidades de expressão.

19h: Mesa 18 – A ridícula ideia de estar lúcida

Rosa Montero
Mediação: Paulo Roberto Pires

Celebração de uma das escritoras mais originais e engenhosas da atualidade que, ao mesclar ficção e realidade, inventa um jeito todo próprio de pensar o mundo, a literatura, a criação artística e a possibilidade de transformação.

21h: Mesa 19 – Roçar a língua de Camões

Caetano Galindo + Ricardo Araújo Pereira
Mediação: Janaisa Viscardi

Unir dois pensadores da língua, um de cada lado do oceano, para entender que o nosso idioma se constrói a cada dia com movimento, humor, aprendizado, mistura e malemolência.

Bienal do Livro Rio 2025: confira os livros mais vendidos no evento

Substâncias do cacau podem ser benéficas à saúde vascular, diz estudo

Passar muito tempo sentado pode prejudicar, entre outras coisas, a função dos vasos sanguíneos e a circulação de modo geral. Mas um grupo de...

Molécula intestinal pode reduzir risco de diabetes tipo 2, diz estudo

Uma pequena molécula produzida pelas bactérias que vivem no intestino pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2. É o que mostra...

Moradores do Retiro dos Artistas recebem presentes de Natal. Veja

Depois da campanha de Natal cheia de pedidos inusitados fazer sucesso nas redes sociais, os 52 moradores do Retiro dos Artistas receberam alguns dos...