Focus: mercado reduz projeção da inflação deste ano para 5,07%

Analistas do mercado financeiro reduziram a projeção de inflação de 2025 pela décima semana consecutiva. A projeção passou de 5,09%, na semana passada, para 5,07%. A expectativa para 2026 também foi revisada para baixo, enquanto as estimativas para 2027 e 2028 não sofreram mudanças em relação à semana anterior.

Confira como ficaram as estimativas para a inflação:

  • para 2026, caiu de 4,44% para 4,43%;
  • para 2027, segue em 4%; e
  • para 2028, é de 3,80%.

As estatísticas fazem parte do relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (4/8) pelo Banco Central. O boletim resume a análise de mais de 100 especialistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no levantamento do BC.

O que é o relatório Focus

  • O Relatório de Mercado Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado financeiro coletadas até a sexta-feira imediatamente anterior à divulgação do documento.
  • O Focus é tradicionalmente divulgado toda segunda-feira.
  • O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio (dólar), taxa Selic, entre outros indicadores.
  • As projeções são do mercado, não do Banco Central. A autoridade monetária só reúne e divulga os dados.

PIB

Segundo o Focus, o mercado prevê crescimento de 2,23% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2025. As projeções do PIB para 2026 e 2027 caíram, enquanto a estimativa para 2028 continua a mesma da semana anterior.

Confira como ficaram as estimativas para a inflação:

  • para 2026, caiu de 1,89% para 1,88%;
  • para 2027, diminuiu de 2% para 1,95%; e
  • para 2028, é de 2%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, em um ano. Uma alta significa que a economia está crescendo em um ritmo bom, enquanto um recuo implica encolhimento da produção econômica da nação.

Leia também

No primeiro trimestre, o PIB registrou alta de 1,4%, com destaque para a expansão do agro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no fim de maio.

O Ministério da Fazenda espera que a economia brasileira cresça 2,5%. Já o Banco Central projeta uma expansão de 2,1%.

Aguarde para mais informações.



Fonte: Metrópoles

Homem que deu 60 socos em namorada diz que foi “algemado e agredido pelado”

O ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, preso preventivamente por agredir a namorada com 60 socos em Natal (RN), relatou, em depoimento, agressões...

Homem embriagado de chinelo: como era a prova de 8 km que ele completou

Isaque é paraense e agora se entitula como “corredor” nas redes sociais. Isso porque, no dia 27 de julho, ele completou uma prova de...

Acidente no “Globo da Morte” deixa dois artistas feridos em circo em PE

Dois artistas de circo ficaram feridos após colidirem dentro do “Globo da Morte” durante uma apresentação em um circo, instalado no município de Itapissuma,...