Fruta de ouro: opção tropical nutritiva tem mais proteína que a banana

Pequena, amarela e de sabor marcante, o murici, também chamado de nance ou nanche, cresce entre o Brasil e o México e ganha destaque especialmente no Nordeste. Com um gosto adocicado que lembra queijo, o fruto tropical é considerado um verdadeiro tesouro nutricional.

Apesar do tamanho modesto, o murici concentra uma boa quantidade de nutrientes. Cerca de 4% de sua composição é formada por proteínas — mais do que o triplo da quantidade encontrada em frutas comuns como a banana, que tem aproximadamente 1,1 grama de proteína a cada 100 gramas.

Leia também

Além disso, 100 gramas da polpa podem conter até 404 mg de vitamina C, valor quatro vezes mais do que a recomendação mínima diária para um adulto.

“O murici é uma fruta rica em vitaminas C, K e do complexo B. Ela tem bastante ferro e pode ser aproveitada em sua totalidade, das sementes às folhas. As folhas, por exemplo, são usadas na medicina fitoterápica para combater a tosse e funcionam como laxante natural”, explica a nutricionista Anna Vasconcelos, de Sobral, no Ceará.

No corpo, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, facilita a absorção de ferro, combate os radicais livres e protege as células envolvidas na produção de colágeno, contribuindo para a firmeza da pele.

“O murici também ajuda na prevenção de doenças, graças à sua composição rica em vitamina C, antioxidantes e outros compostos bioativos. Esses nutrientes ajudam a neutralizar os radicais livres e promovem uma microbiota intestinal saudável”, diz a nutricionista Gaby Esteves, da Clínica Ginelife, de São Paulo.

Benefícios para a saúde intestinal

Com boa concentração de fibras, o murici também favorece o funcionamento do intestino. “O nance é uma excelente fonte de fibras, que melhoram o trânsito intestinal. Também possui nutrientes e fitoquímicos que ajudam o organismo a combater os radicais livres, reduzir o estresse oxidativo e fortalecer o sistema imunológico”, acrescenta Gaby.

Frutas nanches amarelas em uma tigela vermelha com fundo azul. Frutos de Byrsonima crassifolia murici, nance, fruta com alto teor de vitamina CFrutos de Byrsonima crassifolia, conhecida como murici ou nance. A fruta tem alto teor de vitamina C e proteínas

Além do consumo in natura, a fruta pode ser usada em doces, sucos, licores e até como ingrediente funcional em produtos processados.

Apesar de toda a riqueza nutricional, o murici ainda é pouco explorado comercialmente. Não há cultivo em larga escala no Brasil e, por isso, a fruta é mais comumente encontrada em feiras e mercados regionais, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Em grandes cidades, encontrar o fruto pode exigir uma boa garimpada entre produtores locais.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Ocupação dos plenários por senadores e deputados bolsonaristas: Alan Rick não aparece e Bittar evita fita na boca

O senador Alan Rick não subiu ao "palco" para ocupação às mesas-diretoras que ocorre nas duas casas legislativas, nesta terça-feira, em protesto da oposição...

Thais Carla usa cinta para conter excesso de pele após emagrecer 50 kg

A influenciadora e dançarina Thais Carla, de 33 anos, compartilhou com os seguidores, nesta terça-feira (5/8), o uso de uma cinta modeladora personalizada, que...

Chelsea anuncia Estevão com provocação ao Palmeiras. Entenda

A joia palmeirense, Estêvão, de 18 anos foi anunciada pelo Chelsea nesta terça-feira (5/8). A última vez que o jogador atuou pelo time paulista...