Morreu nesta sexta-feira (8/8) o cantor e compositor Arlindo Cruz, aos 66 anos. Ele teve um AVC em 2017 enquanto tomava banho e passou a viver de forma debilitada por conta das sequelas causadas pelo derrame. A notícia foi confirmada pela família.
Arlindo Cruz
Instagram/Reprodução
Arlindo Cruz recebeu alta do CTI e publicou foto com filha em casa
Reprodução/Instagram
Arlindo Cruz
Reprodução/Instagram
Flora é a caçula de Arlindo Cruz
Foto: Instagram/Reprodução
Arlindo Cruz e a filha Flora Cruz
Reprodução/ Redes sociais
Arlindo e Flora Cruz
Reprodução/Instagram
Leia também
-
Morre Arlindo Cruz, um dos maiores sambistas brasileiros, aos 66 anos
-
Arlindo Cruz teve AVC e sofreu com sequelas até a morte
-
Relembre a trajetória de Arlindo Cruz e seu legado no samba
Início da carreira
A carreira do ator começou em 1981, com participações em rodas de samba do Cacique de Ramos, ao lado de artistas como Jorge Aragão e Almir Guineto, no Rio de Janeiro. Os primeiros sucessos vieram como compositor, tendo músicas gravadas por diversos artistas na década de 1990. Na mesma época, passou a cantar as próprias composições e ficou ainda mais conhecido quando entrou para o grupo Fundo de Quintal.
Fundo de Quintal
O cantor fez sucesso com o grupo, mas ganhou real notoriedade quando iniciou a carreira solo, em 1993. Entre 1996 e 2002, em parceria com o músico Sombrinha, lançou cinco álbuns. O grande destaque veio anos depois, em 2009: o DVD MTV ao Vivo: Arlindo Cruz (2009), que vendeu cem mil cópias.
O último projeto artístico do cantor antes do AVC foi Pagode 2 Arlindos, feito em 2017 com o filho Arlindinho.
Carnaval
O sambista também ficou conhecido no meio carnavalesco. Arlindo é detentor de diversas disputas de samba-enredo pelas escolas Império Serrano, Acadêmicos do Grande Rio, Unidos de Vila Isabel e Leão de Nova Iguaçu. Ele era conhecido por ser um compositor de mão cheia.
Morte de Arlindo Cruz
Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira (8/8), aos 66 anos. Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro após receber um diagnóstico de pneumonia
Desde 2017, quando sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico, lidou com complicações que paralisaram a carreira artística. Arlindo Cruz, passou, então, a morar com os familiares e passou por diversos tratamentos para tentar reverter o quadro causado pela doença.
Em 2018, recebeu alta para se recuperar em casa. Porém, a partir de 2022, o cantor foi internado diversas vezes. A maior parte dos quadros de saúde eram relacionados com problemas respiratórios como infecções e pneumonias, doença que resultou na morte do artista.
Fonte: Metrópoles