Ícone do site O SERINGAL

Governadores se reúnem em Brasília para tratar de tarifaço nesta quinta (7)

governadores-se-reunem-em-brasilia-para-tratar-de-tarifaco-nesta-quinta-(7)

Governadores se reúnem em Brasília para tratar de tarifaço nesta quinta (7)

Ao menos quatro governadores devem se reunir na tarde desta quinta-feira (7), em Brasília, para tratar de apoio aos estados com o início das novas tarifas de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos.

O encontro será na casa de Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal, no Lago Sul, em Brasília.

Ronaldo Caiado (União), de Goiás, já confirmou presença. Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, também devem comparecer.

À CNN, Ibaneis destacou que a “cena política” atual no país também será discutida no encontro. A tensão entre o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) estará na pauta.

No fim de julho, o governador do DF se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para tratar da tarifa de 50% aplicada ao Brasil.

Ibaneis Rocha afirmou que os governadores do país estão “muito preocupados” e que, devido à tarifa, muitas exportações foram canceladas.

Um dia depois, Alckmin atendeu a um pedido para a realização de uma edição extraordinária do Fórum dos Governadores, em 30 de julho. O encontro, porém, foi desmarcado.

Não há expectativa, até o momento, de algum representante do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participar do encontro com governadores nesta quinta.

A tarifa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos ao Brasil começou a valer na quarta-feira (6) sem o governo federal ter apresentado um “plano de contingência” para apoiar empresas exportadoras afetadas — o que leva a reclamações de setores da economia.

Empresários que se reuniram com ministros do governo na última segunda-feira (4) esperavam a apresentação do plano de socorro e relataram “frustração” com o teor do encontro. Cerca de 35,9% das exportações brasileiras já estão sujeitas às taxas, que em alguns setores inviabiliza as vendas.

Sair da versão mobile