Ícone do site O SERINGAL

Governo vai publicar edital para leilão de capacidade até o fim de agosto

governo-vai-publicar-edital-para-leilao-de-capacidade-ate-o-fim-de-agosto

Governo vai publicar edital para leilão de capacidade até o fim de agosto

O Ministério de Minas e Energia prevê que publicará, até o fim de agosto, o edital com as novas diretrizes para o Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência.

Em abril deste ano, o governo cancelou o leilão por conta da disputa judicial entre os grupos participantes. Após o cancelamento, o ministério já havia indicado que promoveria uma nova consulta pública sobre as diretrizes do certame e também sobre a sistemática da disputa.

Após a publicação do edital, haverá um período de consulta e, então, a realização do leilão. A Abrage, associação que representa empresas geradoras de energia elétrica, estima que, pelas declarações recentes do ministro Alexandre Silveira, o leilão deve acontecer no primeiro trimestre de 2026.

O Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência é uma disputa do setor elétrico feita para contratar usinas que fiquem de prontidão para gerar energia quando o sistema precisar.

Diferente dos leilões comuns, que compram energia ao longo do tempo, esse paga para garantir que haja potência disponível em momentos de alta demanda ou crises, funcionando como um “plano B” para evitar apagões.

No começo dese ano, um relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) alertou para o descumprimento dos critérios de segurança do sistema já em 2026 e recomendou a organização tempestiva de leilões anuais para contratação de recursos para aumento da oferta de potência.

Sair da versão mobile