Guerra na Ucrânia: veja o balanço da reunião na Casa Branca

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outros sete líderes europeus fizeram uma visita de última hora à Casa Branca nesta segunda-feira (18) logo após a cúpula do presidente americano Donald Trump no Alasca com o presidente russo Vladimir Putin.

Com o objetivo de encontrar uma maneira de encerrar a guerra de três anos e meio na Ucrânia, que começou com a invasão em grande escala da Rússia em fevereiro de 2022, aqui estão as principais conclusões das reuniões:

Um possível encontro trilateral

O presidente da Ucrânia disse ter tido uma “conversa muito boa” com Trump no início do dia. Eles discutiram garantias de segurança e preocupações humanitárias, disse ele. O líder americano afirmou nas redes sociais que começou a organizar um encontro entre Putin e Zelensky.

Após a reunião bilateral, ele afirmou que trabalhará em um encontro trilateral. O presidente ucraniano, em entrevista coletiva, disse estar pronto para “qualquer formato” de encontro com o presidente russo.

Garantias de segurança

O presidente ucraniano afirmou que a discussão de hoje incluiu planos para a Ucrânia comprar US$ 90 bilhões em armas americanas por meio de financiamento europeu, como parte das garantias de segurança do país.

Outra parte das garantias envolveria a fabricação de drones pela Ucrânia, alguns dos quais seriam adquiridos pelos EUA. Isso ainda está em discussão e nenhum acordo formal foi alcançado. O acordo será formalizado na próxima semana ou 10 dias, disse ele.

A oferta de apoio americano em garantias de segurança para a Ucrânia por Trump foi um “avanço” para garantir a paz, disse Rutte. Ele também agradeceu a Trump por “quebrar o impasse” e trazer Putin à mesa de negociações.

Conversa telefônica com Putin 

Durante o encontro entre Trump e os líderes europeus, o presidente americano interrompeu as conversas para ligar para o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Um alto assessor do Kremlin disse que os líderes tiveram uma “conversa telefônica franca e muito construtiva” que durou cerca de 40 minutos. O líder russo “expressou apoio a negociações diretas entre as delegações da Rússia e da Ucrânia”, disse o assessor, Yury Ushakov.

O presidente finlandês Alexander Stubb disse à CNN que os líderes europeus “coordenaram” a decisão de Trump ligar para Putin para contar ao líder russo o que foi decidido durante a reunião na Casa Branca.

Redesenhar as fronteiras ucranianas

Zelensky disse ter tido uma longa discussão com Trump sobre um mapa exposto no Salão Oval mostrando os territórios ucranianos capturados pela Rússia.

No entanto, a redesenho do território ucraniano não foi discutida, disse o chefe da OTAN, já que os líderes concordaram que este é um assunto para Zelensky discutir em uma possível reunião trilateral envolvendo a Rússia.

Trump sussura para Macron

Antes da reunião multilateral, Trump foi flagrado em um microfone quente dizendo que Putin quer chegar a uma resolução para a guerra por ele. “Acho que ele quer fazer um acordo por mim, entende? Por mais louco que pareça.”

Legião Urbana notifica Zema por uso indevido de Que País é Este

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Partido Novo), foi notificado extrajudicialmente pela Legião Urbana após usar a música Que País é Este no...

Al-Nassr x Al-Ittihad: horário e onde assistir à Supercopa Saudita

Al-Nassr e Al-Ittihad se enfrentam nesta terça-feira (19), pela semifinal da Supercopa Saudita. O confronto está marcado para as 9h (de Brasília), em Hong Kong...

Zelensky afirma que garantias de segurança incluem US$ 90 bi em armas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a discussão com o presidente dos EUA, Donald Trump, e líderes europeus na Casa Branca nesta segunda-feira...