Imagens aéreas divulgadas nesta terça-feira (12) mostraram a extensão dos danos causados por um incêndio florestal perto da capital espanhola, Madri, na região de Tres Cantos.
O incêndio causou uma morte e levou à retirada de 180 pessoas. A vítima fatal sofreu queimaduras em 98% do corpo e foi levada de helicóptero para o Hospital La Paz, informaram os serviços de emergência na noite de segunda-feira (11).
Veja os estragos causados pelo incêndio:
As condições favoráveis durante a noite ajudaram a conter o incêndio, que afetou mais de mil hectares.
Uma onda de calor prolongada continua em toda a Espanha nesta terça, sendo que a temperatura pode chegar a 44 °C em algumas regiões, de acordo com o AEMET, o serviço nacional de meteorologia.
O aquecimento global está deixando a região do Mediterrâneo com verões mais quentes e secos, dizem os cientistas, com incêndios florestais aumentando a cada ano e, às vezes, se transformando em “redemoinhos de fogo”.
Autoridades combatem incêndios
O Ministério do Interior da Espanha declarou “pré-emergência”, colocando os serviços nacionais de prontidão para apoiar o combate aos incêndios. Quase mil integrantes das Forças Armadas já estão ajudando.
No norte do país, um incêndio florestal na região da Galícia consumiu quase 3 mil hectares, levando à mobilização da Unidade Nacional de Emergência Militar, juntamente com os bombeiros locais e serviços de emergência.
O governo da Galícia elevou o nível de alerta do incêndio para 2 devido à proximidade com áreas residenciais, permitindo a mobilização de recursos adicionais.