Itamaraty deve enviar resposta aos EUA sobre investigação nesta segunda

O Itamaraty deve responder nesta segunda-feira (18) aos questionamentos impostos pelo governo dos Estados Unidos sobre o que consideram práticas comerciais “desleais” por parte do Brasil, que deram início a uma investigação comercial por parte da Casa Branca.

A resposta deve ser protocolada na tarde desta segunda e buscará defender os interesses brasileiros citados no conflito, como o Pix, e a questão deficitária na balança comercial com os americanos.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos questionou ações do Brasil que acreditam os desfavorecer em áreas como comércio digital e serviços eletrônicos de pagamento, etanol, além de algumas tarifas preferenciais e, ainda, pela falta de combate à corrupção e ao desmatamento ilegal.

Na semana passada, o Itamaraty divulgou um comunicado em que informa sobre a atuação do Ministério no conflito com o governo de Donald Trump.

“Desde o anúncio da investigação, o Itamaraty, em coordenação com todas as áreas do governo competentes sobre as matérias tratadas, vem se empenhando na preparação de uma manifestação escrita robusta”, disse o Ministério das Relações Exteriores do Brasil em nota publicada em 12 de agosto.

Depois da resposta por escrito do governo brasileiro, uma audiência pública em Washington, capital dos Estados Unidos, no dia 3 de setembro.

Policiais que faziam segurança de Hytalo Santos são presos

Cinco policiais militares foram presos na manhã desta segunda-feira (18/8) durante a Operação Arcus Pontis, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime...

“Prévia do PIB”: IBC-Br mostra recuo de 0,1% na economia em junho

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostra que a economia brasileira retraiu 0,1% em junho, na comparação com o mês anterior....

Focus: pela 1ª vez desde janeiro, mercado estima inflação abaixo de 5%

Os analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram a projeção de inflação de 2025 pela décima segunda semana consecutiva. É o...