A Keurig Dr Pepper, listada nos Estados Unidos, fechou acordo para comprar a empresa holandesa JDE Peet’s por 15,7 bilhões de euros (US$ 18,4 bilhões) em dinheiro, com o objetivo de estabelecer uma liderança global em café diante dos crescentes desafios comerciais.
De acordo com os termos do acordo, o fabricante dos refrigerantes 7UP e Dr Pepper oferecerá 31,85 euros por cada ação da JDE Peet’s, o que representa um prêmio de cerca de 20% sobre o preço de mercado de fechamento da empresa holandesa na sexta-feira.
O negócio, anunciado como uma das maiores aquisições da Europa em mais de dois anos, propõe a divisão das operações de café e de outros negócios de bebidas da companhia resultante da fusão em duas empresas separadas de capital aberto.
A transação, que ocorre em meio a uma intensa atividade de finanças corporativas no setor de bens de consumo, reverteria parcialmente uma fusão de 2018 que criou a Keurig Dr Pepper, combinando a Keurig Green Mountain e a Dr Pepper Snapple.
As ações da JDE Peet’s subiram 18% no início do pregão, marcando seu dia mais forte já registrado, enquanto as ações da Keurig Dr Pepper, listadas em Frankfurt, caíram 1,3%.
“Por meio da combinação complementar da Keurig e da JDE Peet’s, estamos aproveitando uma oportunidade excepcional para criar um gigante global do café”, disse o CEO da Keurig Dr Pepper, Tim Cofer, em um comunicado.
“Este é o momento certo para esta transação, com a KDP em uma posição de força operacional e financeira, impulso em nosso portfólio evoluído e aumento da resiliência da categoria de café.”
As novas entidades serão lideradas por Cofer e pelo CFO Sudhanshu Priyadarshi, respectivamente.
A Keurig disse que a Global Coffee Co., com cerca de US$ 16 bilhões em vendas líquidas anuais combinadas, estará bem posicionada para lucrar com o mercado mundial de café de US$ 400 bilhões, enquanto a Beverage Co., com mais de US$ 11 bilhões em vendas líquidas anuais, vai se concentrar no mercado de bebidas refrescantes de US$ 300 bilhões da América do Norte.
No Brasil, a JDE Peet’s conta com marcas de café como Pilão, L’OR, Café do Ponto e Caboclo, entre outras.
A recém-criada empresa de café reduziria a diferença em relação à atual líder de mercado, a Nestlé, em um ambiente cada vez mais exigente, disseram os analistas do ING em uma nota.
Os preços do café em todo o mundo atingiram máximas históricas, uma vez que os padrões climáticos imprevisíveis pressionaram a oferta e a volatilidade aumentou devido às tensões comerciais.
Tanto a Keurig quanto a JDE Peet’s sinalizaram o impacto dos altos preços do café em grão, que estão subindo novamente depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, impôs uma tarifa de 50% sobre os grãos importados do Brasil a partir de 6 de agosto.
“A união dos dois negócios de café faz sentido, reduzindo a natureza centrada na Europa e comoditizada da maior parte dos negócios da JDE Peet’s e dando à Keurig exposição internacional”, disse Jon Cox, da Kepler Cheuvreux.
A Keurig tem uma avaliação de mercado de cerca de US$ 48 bilhões, enquanto a JDE Peet’s, listada em Amsterdã, com marcas como Jacobs, L’Or, Tassimo e Douwe Egberts, foi avaliada em 12,76 bilhões de euros no fechamento do mercado de sexta-feira, de acordo com dados da LSEG.
As ações da Keurig subiram quase 10% este ano devido às fortes vendas de bebidas, enquanto as da cafeteira holandesa quase dobraram, apoiadas por receitas estáveis e pela mudança de foco em relação à remuneração dos acionistas.
A JDE Peet’s é de propriedade majoritária da JAB da Alemanha, que também detém uma participação minoritária significativa na Keurig Dr Pepper, de acordo com dados da LSEG.
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