Líderes europeus foram convidados para reunião entre Trump e Zelensky

Vários líderes europeus foram convidados para a reunião do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no Salão Oval na segunda-feira (18), disse um funcionário da Casa Branca à CNN.

Não está claro quais líderes comparecerão. A CNN informou anteriormente que as autoridades europeias esperam que pelo menos um outro líder europeu se junte às negociações.

Após a reunião de segunda, Trump disse às autoridades europeias que pretende organizar um encontro conjunto com Putin e Zelensky já na próxima sexta-feira (22).

Trump afirmou depois da cúpula no Alasca com Putin que o líder russo quer toda a região oriental do Donbass ucraniano em troca do congelamento das linhas da frente, segundo autoridades europeias. Trump também acredita que focar em um acordo de paz duradouro é a melhor maneira de acabar com a guerra na Ucrânia, em vez de começar com um cessar-fogo.

Entenda a guerra na Ucrânia

A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Os russos avançam lentamente pelo leste e Moscou não dá sinais de abandonar seus principais objetivos de guerra. Enquanto isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressiona por um acordo de paz.

A Ucrânia tem realizado ataques cada vez mais ousados dentro da Rússia e diz que as operações visam destruir infraestrutura essencial do Exército russo.

O governo de Putin, por sua vez, intensificou os ataques aéreos, incluindo ofensivas com drones. Os dois lados negam ter como alvo civis, mas milhares morreram no conflito, a grande maioria deles ucranianos.

Acredita-se também que milhares de soldados morreram na linha de frente, mas nenhum dos lados divulga números de baixas militares. Os Estados Unidos afirmam que 1,2 milhão de pessoas ficaram feridas ou mortas na guerra

Gigante italiano tentou tirar Neymar do Santos, diz jornal

Neymar poderia ter deixado o Santos para jogar na Europa no meio do ano. O atacante do Santos foi sondado pelo Napoli, da Itália, mas o...

Rainha da Grande Rio, Virginia usa look com bumbum à mostra no 1º ensaio

A influenciadora Virginia, 26, fez seu debut como rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio na noite da última terça-feira (7), quando a...

Campeã do “Estrela da Casa” diz o que fará com prêmio de R$ 1,1 milhão

Thainá Gonçalves está cheia de planos após vencer a segunda temporada do “Estrela da Casa”, na última segunda-feira (6). A cantora contou quais seus...