O encontro virtual previsto entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelado 12 horas após sua confirmação inicial. A reunião, que estava agendada para a próxima quarta-feira (13), chegou a ter o link de acesso enviado aos participantes, segundo apuração do analista de Internacional Lourival Sant’Anna, no CNN Prime Time.
O cancelamento ocorreu após gestões do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto a seus interlocutores na Casa Branca e no Departamento de Estado americano. Embora esses contatos não tivessem acesso direto a Bessent, possivelmente influenciaram Dan Katz, chefe de gabinete do secretário do Tesouro.
A reunião seria uma oportunidade para discutir questões comerciais importantes entre os dois países, incluindo as tarifas sobre produtos brasileiros e seus impactos no mercado americano. Bessent, como secretário do Tesouro, teria condições de avaliar as consequências econômicas dessas medidas para ambas as nações.
O corpo técnico do Tesouro americano vinha mantendo conversas promissoras com os assessores de Haddad. No entanto, o cancelamento foi caracterizado como uma decisão política, não havendo, no momento, perspectivas de remarcação do encontro.