O armador Luka Doncic assinou uma extensão contratual de três anos com o Los Angeles Lakers no valor de US$ 165 milhões (R$ 914 milhões, na cotação atual), segundo informou a ESPN neste sábado.
Os Lakers confirmaram a renovação, mas não divulgaram os valores. O novo vínculo foi fechado exatamente seis meses após a chegada do esloveno, vindo do Dallas Mavericks.
Segundo a ESPN, o contrato inclui uma opção do jogador para a temporada 2028-29. A extensão também retira Doncic da próxima janela de free agency e substitui a opção de jogador que ele teria para 2026-27.
“Hoje é um momento monumental para nossa franquia. O futuro de Luka Doncic é com os Lakers“, declarou Rob Pelinka, presidente de operações de basquete da equipe de Los Angeles.
Pelinka exalta impacto de Doncic na franquia
“Luka é um dos jogadores mais transcendentes do basquete. Sua paixão e domínio em quadra são incomparáveis”, disse Pelinka.
“Desde que chegou, houve uma conexão imediata com a torcida. Luka é letal em quadra, mas também mostra generosidade e cuidado com a comunidade.”
“Acima de tudo, ele vai liderar nossa busca por novos títulos. Essa será sempre a identidade dos Lakers”, completou o dirigente.
Doncic, de 26 anos, teve médias de 28,2 pontos, 8,1 rebotes e 7,5 assistências em 28 jogos como titular desde que foi adquirido pelos Lakers em 2 de fevereiro.
LeBron James se torna primeiro jogador da NBA a marcar 50 mil pontos
Negócio envolveu três franquias e grandes nomes
No acordo que levou Doncic a Los Angeles, os Lakers também receberam Maxi Kleber e Markieff Morris. Já o Dallas Mavericks ficou com Anthony Davis, Max Christie e uma escolha de primeira rodada de 2029.
O Utah Jazz participou da negociação e recebeu Jalen Hood-Schifino e uma escolha de segunda rodada de 2025 vinda dos Clippers por meio dos Lakers. Dallas também enviou uma escolha de segunda rodada de 2025 ao Jazz.
“Sou muito grato aos Lakers, meus companheiros e aos torcedores por todo o apoio e carinho desde o primeiro dia”, disse Doncic.
Doncic mira título e diz que é “só o começo”
“Esta é uma organização incrível, e eu realmente acredito no que estamos construindo. Vou continuar me dedicando ao máximo para conquistar outro título para Los Angeles.”
“Quero fazer a Nação Laker se orgulhar. Isso é só o começo. Estou empolgado com o que vem pela frente”, afirmou o astro.
Selecionado cinco vezes para o All-Star Game, Luka Doncic tem médias de 28,6 pontos, 8,6 rebotes e 8,2 assistências em 450 jogos na NBA, todos como titular, entre Mavericks e Lakers.