O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Bogotá, na Colômbia, nesta quinta-feira (21), para participar da OTCA (Cúpula dos Presidentes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica).
A programação da presidência prevê que Lula se reúna com representantes da sociedade civil na sexta-feira (22), na Casa Nariño, sede da presidência colombiana.
Além disso, o chefe de Estado deve participar de uma reunião privada de países amazônicos, que deve resultar em uma declaração conjunta em prol de orientar objetivos em comum para a COP30, que será realizada em novembro deste ano em Belém.
Até o momento, apenas Lula e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, estão confirmados na cúpula. Outros países enviaram chanceleres.
A comitiva do presidente inclui os ministros Marina Silva, Márcio Macêdo, Sônia Guajajara, Mauro Vieira, além da primeira-dama Janja da Silva. A expectativa é que o encontro fortaleça a proximidade dos países que compartilham a maior floresta tropical do planeta.
Além disso, a visita de Lula faz parte das preparações para a COP30 e pode reforçar o engajamento dos países amazônicos no evento.
Após uma declaração de imprensa ao lado de Petro, Lula retorna ao Brasil na sexta-feira e deve chegar à 00h35 de sábado (23).