Ícone do site O SERINGAL

Mais uma creche manda crianças mais cedo pra casa por falta de merendeiras e professores; Bocalom e Alysson se calam

Os diretores de várias creches e escolas da rede municipal de ensino em Rio Branco decidiram expor uma crise até então silenciosa na educação.

Depois da creche Hilda Braga, a equipe Gestora da escola Olindina Bezerra da Costa anunciou redução no horário de funcionamento da unidade a partir desta terça-feira. De acordo com uma nota divulgada (veja acima) as atividades, que eram em tempo integral, encerrarão às 11:30 da manhã devido à falta de funcionários. No comunicado a direção da creche deixa claro que já havia pedido providências (ao prefeito e ao secretário de Educação).

Faltam merendeiras e professores para substituir os contratos provisórios que foram encerrados e não renovados. O que chama atenção é o silêncio do secretário de educação Alysson Bestene e do prefeito Tião Bocalom, que ignoram o assunto e contam com a omissão da Câmara Municipal de vereadores.

O secretário de Comunicação, Ailton Oliveira, permanece na sua bolha. Pais e alunos de outras instituições de ensino mantidas pelo município se mantêm aflitos, sem saber se a redução de horários (que prejudica o aprendizado e compromete o ano letivo) será adotado também.

Localizado no bairro Waldemar Maciel, a creche Hilda Braga fez o mesmo comunicado, em nota pública aos pais, sobre a paralisação das atividades na referida instituição. O clamor relatado pela direção é revoltante e mostra a falta de compromisso do prefeito com quem tanto luta para ter os filhos em uma concorrida vaga de creche na capital, que no caso desta falta merendeiras, professores e mediadores, levando a unidade a uma situação insustentável e ao ponto de suspensão das aulas até uma solução do problema.

Leia na íntegra a nota divulgada pela equipe gestora;

Comunicado aos Senhores Pais e Responsáveis

Prezados(as),

Venho, por meio deste, esclarecer uma situação delicada que vem ocorrendo na Creche Hilda Braga. Há mais de quatro meses estamos sem assistente na turma 103, no turno da tarde, contando apenas com atendimento no período da manhã. Já na turma 101, o apoio no turno da tarde vem sendo realizado por uma cuidadora, em razão da ausência de assistente há aproximadamente um mês, sem que até o momento tenha havido substituição.

Além disso, informamos que estamos sem merendeira tanto no turno da manhã quanto no da tarde e, atualmente, há três turmas desprovidas de professoras. Assim, considerando o quadro de carência de servidores — sendo necessárias duas merendeiras, três professoras e duas assistentes —, a equipe da creche, em caráter de urgência, deliberou pela suspensão temporária do atendimento às crianças , a partir de amanhã, dia 26 de agosto de 2025 e até que a situação seja devidamente regularizada.

Lamentamos profundamente pelos transtornos ocasionados às famílias, mas ressaltamos que, diante das atuais circunstâncias, não dispomos de profissionais suficientes para garantir o atendimento seguro e adequado a todas as crianças.

Atenciosamente,
Equipe Gestora da Creche Hilda Braga

Sair da versão mobile