O cantor MC Marcinho será homenageado com uma estátua no Rio de Janeiro. A previsão para lançamento do monumento é agosto deste ano, e está baseado em uma lei municipal que previa a homenagem ao artista.
Corpo de MC Marcinho é cremado em cerimônia reservada para família e amigos
A partir da iniciativa do vereador Felipe Boró (PSD), do prefeito Eduardo Paes (PSD) e da ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), o dono de hits inesquecíveis deve ser homenageado com o monumento no bairro onde cresceu, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.
A medida foi oficializada pela Lei Nº 8.294, sancionada pelo prefeito em 18 de abril de 2024. O texto autoriza o Poder Executivo a escolher um local na cidade para receber o nome de MC Marcinho (cantor e compositor/1977-2023).
MC Marcinho será modelado pelo artista Clécio Regis, que recebeu a missão de homenagear o ícone da música carioca quase dois anos após a morte do artista.
Flamengo, Anitta, Gil, Tati Quebra-Barraco e outros artistas homenageiam legado de MC Marcinho
Homenagens anteriores
O reconhecimento à carreira do artista também veio da ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). Em 29 de agosto de 2023, dias após seu falecimento, foi concedido a Márcio André Nepomuceno Garcia, o MC Marcinho, o Diploma Abdias Nascimento por sua “destacada atuação na cultura e música popular brasileira”.
Nascido em Duque de Caxias, MC Marcinho ficou conhecido como o “Príncipe do Funk” e se tornou uma referência do funk melody nos anos 90 e 2000. Autor de sucessos como “Rap do Solitário” e “Glamurosa”, suas canções marcaram uma geração. O artista faleceu em 26 de agosto de 2023, deixando um importante legado para a música nacional.