Menina de 12 anos luta para alimentar família na Faixa de Gaza

Yana Al-Skaifi, uma menina de 12 anos assumiu a responsabilidade de alimentar sua família em meio à crise humanitária na Faixa de Gaza.

No calor do verão, ela enfrenta caminhadas até o refeitório comunitário, onde precisa disputar uma única refeição diária.

“Eu fui para que a crianças mais novas tivessem o que comer, e eu também. Foi difícil. As pessoas se queimaram. Estavam jogando pedras e atacando o lugar. Precisei de toda a minha força para encher a tigela”, diz a menina após enfrentar um longo caminho para obter comida.

A situação é tão grave que os pais tentam manter seus filhos dentro de casa, evitando qualquer atividade que possa consumir a pouca energia que possuem. De acordo com a mãe de Yana Al-Skaifi, a menina perdeu muito peso nos últimos dias e fica tonta com facilidade.

O refeitório comunitário mais próximo de Al-Skaifi, que já opera com quantidade reduzida de alimentos em comparação aos meses anteriores, não garante porções para todos os necessitados.

“Tem sido difícil. Nós acordamos com fome e vamos dormir com fome. Minha mãe me manda buscar água, mas se eu tento pegar dois baldes, eu caio. Se eu ficar em casam ninguém vai trazer água para eles. Tem que ser eu”, finaliza Yana.

Crise humanitária

A Organização das Nações Unidas alerta que os níveis de desnutrição em Gaza atingiram o limiar da fome. Famílias como a de Yana não conseguem acessar a ajuda humanitária limitada que Israel permite entrar no território, nem têm recursos para comprar alimentos.

Como milhares de outras crianças em Gaza, Yana precisou fazer diversas visitas a clínicas devido à desnutrição, evidenciando o agravamento da crise humanitária na região.

Exército é favorável à prisão domiciliar para o general Heleno

O comando do Exército brasileiro manifestou apoio à transferência do general Augusto Heleno para prisão domiciliar, após sua condenação pela Primeira Turma do STF...

América Latina dependente da China exige nova diplomacia, diz Professor HOC

A crescente dependência da América Latina em relação à China tem gerado debates sobre os rumos da diplomacia regional. Em participação no programa ‘WW Especial’,...

O Grande Debate: Eduardo e Ramagem devem ou não perder mandato?

O comentarista José Eduardo Cardozo e o empresário e ex-deputado federal Alexis Fonteyne discutiram, nesta sexta-feira (12), em O Grande Debate (de segunda a...