Ministério trabalha resoluções para simplificar transferência de veículos

O secretário Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, Adrualdo Catão, disse em entrevista à CNN nesta quarta-feira (27) que a pasta trabalha em mudanças infralegais para desburocratizar a transferência de veículos. A ideia é digitalizar todo o processo, incluindo a vistoria.

“A ideia é simplificar o processo, que hoje é naturalmente burocrático. Temos a emissão da ATPV-e, depois vistoria, depois transferência. Queremos criar um ambiente digital em que tudo seja feito”, disse.

“Hoje já é possível iniciar o processo na Carteira Digital de Trânsito, mas depois precisa fazer a vistoria. A ideia é integrar a vistoria neste ambiente. E, depois disso, que automaticamente o registro seja feito, e o cidadão já saia com o CRLV-e emitido”, completou.

O processo hoje funciona da seguinte maneira: vendedor e comprador assinam a ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo) e reconhecem firma em cartório; o comprador realiza a vistoria veicular e depois entrega a documentação e paga a taxa de transferência.

Por fim, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) processa a transferência e emite o CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, em formato digital) em nome do novo proprietário.

Um dos impasses para este processo, segundo o secretário, diz respeito a dúvidas sobre o momento de assinatura do trato e pagamento da transferência. A saída formulada criaria uma conta a parte em que o comprador depositaria o dinheiro e a quantia só seria destinada ao vendedor após a entrega.

“Há a questão do pagamento, o cidadão fica sem a confiança: o comprador paga primeiro ou o vendedor entrega o carro não entrega. Nossa ideia é de que no início do processo o cidadão faça o depósito, que fica numa conta à parte e quando o processo for finalizado é direcionado”, completou.

Haaland muda nome na camisa da seleção norueguesa por “tradição familiar”

Erling Haaland mudou a maneira com que seu nome está escrito na camisa da seleção norueguesa. Ao contrário do uniforme do Manchester City, que consta...

Análise: Evidências apontam para consenso no STF e condenação de Bolsonaro

O STF (Supremo Tribunal Federal) tem demonstrado sinais crescentes de unidade em relação aos processos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes, mesmo diante de...

João Fonseca perde para número 22 do mundo e se despede do US Open

João Fonseca se despediu das quadras do US Open, em Nova York, nesta quarta-feira (27/8). Número 44 do ranking, ele perdeu para o tcheco...