Morte de Silvio Santos completa 1 ano: o que mudou no SBT?

Há um ano, o Brasil acompanhava a morte de Silvio Santos, considerado um dos maiores comunicadores do país, aos 93 anos, em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).

Dono de uma carreira que se estendeu por mais de 60 anos, Silvio não apenas encantou gerações de espectadores, como também movimentou o cenário midiático no Brasil, enquanto esteve frente à atrações tradicionais como Programa Silvio Santos, Topa Tudo por Dinheiro e Show do Milhão – todas transmitidas pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), rede de televisão comercial aberta fundada por ele em 19 de agosto de 1981.

 

Com o falecimento do empresário, que, em seus últimos anos de vida, já vinha se afastando gradualmente de algumas funções, a emissora paulista passou por algumas mudanças. Uma delas foi a escalação fixa de Patricia Abravanel, 47, uma de suas herdeiras, ao comando do clássico Programa Silvio Santos. Já Rebeca Abravanel, 44, assumiu a apresentação do Roda a Roda; coube a Silvia, 54, então, ficar com o Sábado Animado.

Filha mais nova de Silvio, Renata, 40, entrou como presidente do Conselho do Grupo Silvio Santos, e Daniela Beyruti, 49, à frente da presidência do SBT, desde novembro de 2024.

Por dentro das mudanças estruturais no SBT e no Grupo Silvio Santos

Em outubro de 2024, pouco mais de dois meses após a morte do apresentador, o Grupo Silvio Santos anunciou a saída de José Roberto Maciel da presidência. Ele deu início aos trabalhos nas empresas de Silvio em 1998, e, em 2011, tornou-se CEO da emissora. Já em maio de 2022, assumiu o último posto. Hoje, Ana Karina Bortoni assume a tarefa.

Em novembro do mesmo ano, outro comunicado explicou a configuração da liderança dividida em três superintendências: Criação e Produção de Conteúdo (Leon Abravanel, sobrinho de Silvio – que ficou ate junho de 2025; hoje, Rinaldi Faria é o interino), Negócios e Comercialização (Vicente Varella) e Distribuição, Tecnologia e Serviços (Alfonso Aurin).

Apresentadores, nomes conhecidos da casa e grade de programação

Em 28 de dezembro de 2024, Raul Gil, 87, se despediu do canal após 14 anos. Após passagens em outras emissoras, ele seguiu para o SBT em 2010, onde relevou talentos nacionais como Simony, Luana Prado, Gloria Groove e Gabriela Rocha.

Outros nomes como Michelle Barros, Regina Volpato, Paulo Mathias e Márcia Dantas também deixaram a casa. O público também acompanhou a chegada e saída, em seis meses, de José Luiz Datena, que apresentava o programa Tá na Hora, e assinou contrato para apresentar um novo telejornal na RedeTV+.

Entre agosto e setembro de 2024, a competição culinária Bake Off, contou com a apresentação de Fabiana Karla, enquanto André Mifano e Carole Crema integravam a dupla julgadora. Já em fevereiro de 2025, a emissora anunciou a despedida do trio, e o retorno de Nadja Haddad, Beca Milano e Giuseppe Gerundino.

Recentemente, João Silva, filho de Faustão, também foi contrato. Atualmente, ele comanda o Programa do João, que vai ao ar aos sábados. A estreia aconteceu no dia 9 de agosto. Além disso, um ano após ser demitida, Christina Rocha voltou para o SBT, apresentando o Casos de Família.

Relembre momentos marcantes da carreira de Silvio Santos

Fernanda Torres lamenta morte da sogra: “Uma mulher impressionante”

Fernanda Torres usou as redes sociais neste domingo (17/8) para lamentar a morte da sogra, Irina Popow. Mãe do marido da atriz, o diretor...

Igor Jesus tem estreia discreta na Premier League; saiba como foi

Igor Jesus fez seu primeiro jogo oficial pelo Nottingham Forest na manhã deste domingo (17). O atacante entrou em campo na vitória sobre o Brentford,...

Veja classificados e confrontos das semifinais no Brasileirão Feminino

O Campeonato Brasileiro Feminino conheceu os quatro classificados para as semifinais da edição 2025. Depois de Corinthians e São Paulo confirmarem a vaga na sexta...