Gilberto Gil refletiu sobre a morte da filha, Preta Gil, em entrevista concedida ao Fantástico neste domingo (10/8). O cantor falou sobre o luto e se emocionou ao falar sobre o legado da cantora.
“Ela viveu uma vida que nos ensina muita coisa, que nos indica direções, escolhas a serem feitas e valores a serem cultivados. Ela era entusiasta de viver para que a vida fosse melhor para ela e para todos. É o que fica além da saudade”, disse Gil.
Além disso, o cantor também falou sobre a força que a artista fez para seguir viva. “A saúde existencial e espiritual estava muito forte na vida dela. Foi uma menina que nos ensinou muito”, disse.
Gilberto Gil
Reprodução
Poliana Abritta e Gilberto Gil posam após a primeira entrevista do cantor após a morte de Preta Gil
Daniel Targueta/TV Globo
Gilberto Gil falou pela primeira vez sobre a perda da filha
Daniel Targueta/TV Globo
“A mais espevitada”, recorda Gilberto Gil após morte de Preta
Instagram/Reprodução
Leia também
-
Gilberto Gil revela que Preta Gil o incentivou a seguir cantando
-
Gilberto Gil emociona ao revelar se teve uma última conversa com Preta
-
Gilberto Gil sobre Preta: “Ainda tendo que nos acostumar com a falta”
-
Gilberto Gil se emociona ao falar sobre o luto após morte de Preta Gil
O pai de Preta Gil ainda se emocionou ao recordar a personalidade da cantora. “Era a mais espevitada de todos os filhos. Era uma menina incrível, pretinha”, concluiu.
Luta pela sobrevivência
Gilberto Gil também afirmou, na entrevista, que as possibilidades de cura eram remotas e, por isso, amigos e família estavam se preparando ao longo dos anos para lidar com a morte.
“A gente teve tempo para se acostumar com a ideia [da morte da Preta], porque o diagnostico dela foi muito duro logo de início”, explicou.
O cantor afirmou, ainda, que Preta Gil vinha sofrendo há três anos com o câncer e refletiu sobre a morte de uma pessoa querida. “Essas pessoas quando se vão deixam um vácuo muito grande. A morte faz parte da vida e a gente segue”.
Morte de Preta Gil
Preta Gil não resistiu ao tratamento contra o câncer nos Estados Unidos e morreu no dia 20 de julho. Ela estava no país buscando novos tratamentos para a doença.
Preta foi diagnosticada com câncer de intestino em janeiro de 2023. Na época, ela procurou o hospital após sentir um incômodo e passou dias internada, passando por exames.
Foi constatado que a artista estava com adenocarcinoma — um tumor maligno que pode acometer vários órgãos, como pulmões, intestino, mama, próstata e estômago. Ela iniciou o tratamento na semana seguinte.
Em dezembro do mesmo ano, Preta comemorou a cura do câncer e o fim do tratamento. Entretanto, em agosto de 2024, Preta anunciou o retorno da doença em outras partes do corpo.
Fonte: Metrópoles