Nos EUA, Zelensky diz estar confiante em garantir a segurança da Ucrânia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou a Washington na noite deste domingo (17), na véspera de uma reunião crucial com o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmando estar confiante de que a Ucrânia obterá garantias de segurança com o apoio de líderes europeus.

“Já cheguei a Washington e amanhã me encontrarei com o presidente Trump. Amanhã também conversaremos com líderes europeus. Sou grato ao @POTUS pelo convite”, escreveu Zelensky na rede social X.

Zelensky se encontrará com Trump para conversas bilaterais no Salão Oval, antes de Trump se reunir com líderes europeus.

“Todos nós compartilhamos um forte desejo de encerrar esta guerra de forma rápida e confiável. E a paz deve ser duradoura”, escreveu Zelensky.

“Estou confiante de que defenderemos a Ucrânia, garantiremos a segurança de forma eficaz e que nosso povo sempre será grato ao presidente Trump, a todos nos Estados Unidos e a todos os parceiros e aliados por seu apoio e assistência inestimável. A Rússia precisa encerrar esta guerra, que ela mesma iniciou”, afirmou o presidente ucraniano.

Zelensky sugeriu que novas garantias de segurança precisariam ser mais fortes do que aquelas que “não funcionaram” no passado, citando a perda da Crimeia para a Rússia, anexada ilegalmente por Moscou em 2014.

“Os ucranianos estão lutando por suas terras, por sua independência”, disse ele, acrescentando que esperava que a demonstração de força dos EUA e da Europa ajudasse a “forçar a Rússia a uma paz real”.

Anteriormente, o presidente Trump sugeriu que a Ucrânia precisaria desistir da ideia de recuperar a Crimeia ou ingressar na Otan como parte das negociações de paz.

Felca relata sofrimento emocional ao investigar abusos: “Escuridão”

O youtuber Felca expôs em vídeo a exploração e a sexualização de crianças e adolescentes nas redes sociais. Publicado em 6 de agosto, o...

Condições climáticas e dólar contribuem para deflação de alimentos

Dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, mostram que os alimentos ficaram mais baratos...

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” disputam presidência da Bolívia em 19 de outubro

Os candidatos Rodrigo Paz, do PDC (Partido Democrata Cristão) e Jorge “Tuto” Quiroga, da coalizão Alianza Libre, vão se enfrentar na disputa pela presidência...